Leões da Mocidade: Grêmio Recreativo será de Utilidade Pública Municipal
A votação do projeto de lei foi acompanhada por representantes da Escola de Samba Leões da Mocidade, entre eles o presidente da entidade, Wilson Paulino. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou nesta quarta-feira (19), em primeira votação, o projeto de lei que declara de Utilidade Pública Municipal o Grêmio Recreativo Beneficente e Cultural Escola de Samba Leões da Mocidade. A iniciativa possibilita que a entidade, que não tem fins lucrativos, possa firmar convênios com o Poder Público para o repasse de recursos. A votação foi unânime, com 21 votos “sim”.
A iniciativa é do vereador Angelo Vanhoni (PT). A agremiação foi fundada em 2007 como uma dissidência da Mocidade Azul. Além da participação no Carnaval de Curitiba, a entidade desenvolve projetos sociais, esportivos e culturais voltados a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, com ações contínuas de formação cidadã (014.00068.2024). Promove, por exemplo, oficinas de percussão e de samba no pé.
Em 2024, a escola foi campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Curitiba e, em 2025, homenageou o centenário do Club Athletico Paranaense, mas foi rebaixada para a segunda divisão. Para 2026, o enredo da escola será “Leoas Brasileiras - Um legado de força e resistência”. “A escola de samba é tradicional [...] e é da região do Hauer, uma região importante da nossa cidade. E esse ano [2026] eles fazem uma homenagem às mulheres”, destacou o parlamentar em plenário.
Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.
A votação do projeto de lei foi acompanhada por representantes da Escola de Samba Leões da Mocidade, entre eles o presidente da entidade, Wilson Paulino. As vereadoras Camilla Gonda (PSB) e Laís Leão (PDT) se manifestaram favoráveis ao projeto e expressaram entusiasmo pelas ações desenvolvidas pelo grêmio recreativo. A matéria retorna à pauta da próxima segunda-feira (24) em segundo turno.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba