Dnit, Junho Branco, Conselho Tutelar e mais notas do dia 12 de junho

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 12/06/2023 12h15, última modificação 12/06/2023 13h46
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Dnit, Junho Branco, Conselho Tutelar e mais notas do dia 12 de junho

Notas da sessão plenária de 12 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Convite ao Dnit I
“Estamos chegando a 40 dias desde que esta Casa aprovou um convite ao superintendente do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte], Cristiano Machado, e há um silêncio ensurdecedor”, reclamou Mauro Ignácio (União). Assinado por 36 vereadores, o requerimento pede explicações sobre os conflitos de responsabilidade de obras em áreas de rodovias federais por toda a capital do Paraná (204.00010.2023).

Convite ao Dnit II
Ignácio também afirmou que um pedido de informações ao Dnit, sobre a execução de obras previstas para 2022 e 2023, não foi respondido (074.00016.2023). “Ou seja, o desrespeito a esta Casa continua”, reforçou o parlamentar. “Deixo aqui o meu protesto em relação a esse silêncio do Dnit, [...] esperando que nos próximos dias eles tenham a sensibilidade não só por esta Casa, mas, volto a dizer, pelos moradores de Curitiba.”

Junho Violeta*
“Só em 2023, já registramos no Brasil aproximadamente 50.000 casos de violência contra os idosos”, alertou o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), nesta segunda-feira (12), na Câmara Municipal de Curitiba. O vereador alertou que quem presenciar algum tipo de violência, verbal ou física, contra um idoso deve denunciá-la. “A imprensa tem papel fundamental na divulgação desses casos. É necessário falar sobre esse tema. O agressor não pode ficar impune jamais. Precisamos proteger nossos idosos”, finalizou.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Banheiros públicos*
Durante sua fala no pequeno expediente, o vereador Rodrigo Reis (União) voltou a pedir atenção aos feirantes, que têm enfrentado problemas durante as Feiras Verdes que acontecem diariamente em Curitiba. “Muitas feiras não têm banheiros químicos. Isso é uma falha significativa; não é possível o feirante que fica trabalhando durante o dia ficar sem a disponibilidade do banheiro”, alertou o parlamentar. “Em alguns pontos,  existem os banheiros públicos. Não existe motivo para que a taxa de uso seja cobrada do feirante que está ali trabalhando”, disse Reis.

Conselho Tutelar*
A eleição realizada de quatro em quatro anos, pela Prefeitura de Curitiba, para a escolha dos novos conselheiros tutelares do Município foi tema do pronunciamento do vereador Ezequias Barros (PMB). “Há quatro anos, falamos sobre as eleições do conselho tutelar que está acontecendo e não vimos nenhuma divulgação”, relatou o parlamentar. “O trabalho tem sido feito para manter as mesmas pessoas no conselho. Não vejo problema na manutenção, mas as oportunidades devem ser iguais para todos. A sociedade, muitas vezes, não sabe da eleição”, denunciou. O parlamentar ainda cobrou uma melhor divulgação para que outros candidatos tenham a mesma oportunidade.

Junho Branco*
Ezequias Barros ainda lembrou que o mês de Junho é dedicado ao enfrentamento de um grande problema que é o uso de drogas. “Teremos um grande evento dedicado a esse grande problema, que são as drogas. O Quero Curitiba sem Drogas é um desejo de todos", disse. O evento acontece no próximo dia 17 na Ópera de Arame. “Teremos mais de 2500 convidados. Será um momento de celebrações a alertas contra as drogas”, celebrou o vereador.

Conquista e tarifa zero*
As conquistas obtidas pela atleta curitibana Bárbara Domingos durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, em Guadalajara, no México, encerrado nesse domingo, foram destacadas pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). “Parabéns à Bárbara que é uma atleta curitibana de destaque no cenário mundial e surge como uma grande promessa para as Olimpíadas”, disse. O parlamentar ainda lembrou que a cidade de Camboriú (SC) instituiu a tarifa zero no transporte público em seu município. “É importante estar atento a esse assunto”, informou.

"Quem manda?"
O vereador Rodrigo Reis questionou a cadeia de comando no Instituto Municipal de Turismo, pois estava em conversa com o órgão sobre o edital de feiras nos bairros, mas foi surpreendido com o lançamento do documento nesta segunda-feira. "Eu queria que me explicassem quem manda, se é a presidente, se é o superintendente", reclamou.

Minuto de silêncio*
O vereador Pier Petruzziello (PP) lamenta, em plenário, o falecimento do ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi, ocorrido nessa segunda-feira (12). Em sua homenagem, o plenário observou um minuto de silêncio. Também foi incluído na homenagem, a pedido do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), o nome de Rodrigo Rebula.

Analista de TI*
A Comissão de Constituição e Justiça apresentou uma emenda modificativa (034.00023.2023) à iniciativa que dispõe sobre a criação de cargo de analista de tecnologia da informação e altera a lei 11.000/2004 (005.00019.2023). Ele insere nova redação ao artigo 5°, incluindo detalhamento de cargos e atribuições conforme parecer exarado pela CCJ.

Alvarás*
Requerimentos da vereadora Amália Tortato (Novo) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre os critérios estabelecidos para a concessão de alvará de funcionamento para estabelecimentos que possam ter música em seu ambiente. A parlamentar questiona, ainda, os procedimentos para a fiscalização desses locais (062.00432.2023).

Farol móvel *
A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Secretária Municipal de Educação sobre a utilização dos equipamentos que compõem o farol móvel nas unidades de ensino. A parlamentar questiona, ainda, a capacitação fornecida aos professores que irão trabalhar com os equipamentos (062.00416.2023).

Praças*
Dois requerimentos da vereadora Maria Letícia (PV) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro pergunta sobre o processo de planejamento para a construção de áreas infantis nas praças de Curitiba (062.00433.2023); e o segundo, sobre o projeto de construção da Praça Linear no bairro Capão Raso (062.00436.2023).

Calçadas*
Foi protocolado, na CMC, pedido de informações oficiais do vereador Marcos Vieira (PDT) à Secretaria Municipal de Urbanismo, solicitando esclarecimentos sobre o programa de calçamento no Arroio Boa Vista, no bairro Sítio Cercado. Segundo o parlamentar, é necessária a urgente manutenção no local, pois o calçamento oferece riscos aos pedestres (062.00434.2023).

Restaurante popular*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Salles do Fazendinha (DC) questiona à Prefeitura de Curitiba a existência de estudos para a implantação de uma unidade do Restaurante Popular no bairro do Tatuquara (062.00435.2023).

Obras de revitalização*
Leonidas Dias (Solidariedade) questiona à Secretária Municipal de Obras Públicas (Smop) os motivos da paralisação na execução das obras na rua René Descartes, bairro Abranches (062.00438.2023).

Limpeza pública*
A limpeza e a coleta de lixo no Jardim Botânico fazem parte do pedido de informações de Maria Letícia (PV) à Prefeitura de Curitiba. A vereadora questionou a periodicidade da limpeza realizada por garis e se existe um plano específico para a desratização nos rios do bairro (062.00437.2023).

Nota de pesar*
O vereador Serginho do Posto (União) manifestou seu pesar pelo falecimento de Eugenio Bim, ex-vereador de Curitiba, ocorrido na última quarta-feira (7) (078.00027.2023).

Corpus Christi
Oscalino do Povo (PP) parabenizou a Arquidiocese de Curitiba pela organização do evento de Corpus Christi, na última quinta-feira. "Foi um evento bonito, sem confusão, um encontro do céu e da terra graças à fé das pessoas", comemorou. As participações de Mauro Ignácio (União) e de Tito Zeglin (PDT) foram registradas em plenário.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques