Josete comemora investimentos na educação

por Assessoria Comunicação publicado 27/03/2007 18h55, última modificação 15/06/2021 10h41
A vereadora Professora Josete (PT) comentou, em plenário, sobre o Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, financiamento que proporciona nova distribuição dos investimentos em educação. O Fundeb foi criado através de alterações nos critérios de financiamento do atual Fundef, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental.
“O fundo minimiza as diferenças entre educação estadual e municipal, com ações em benefício das escolas e também dos professores, com alterações salariais”, explicou Josete, completando que as mudanças se darão de forma gradual e igualitária, pelo número de matrículas na rede de ensino.
A vereadora informou, ainda, que, com as modificações que o Fundeb oferece, serão atendidos o ensino fundamental, a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos, esta destinada àqueles que ainda não têm escolarização.
Fundeb
O fundo terá vigência de 14 anos e será implantado de forma gradual em três anos, com 20% das receitas de impostos e transferências dos Estados e municípios e de uma parcela de complementação da União. Serão cerca de 48 milhões de alunos da educação básica beneficiados com o Fundeb.
Números
A vereadora trouxe dados sobre as taxas de atendimento por faixa etária, no ano de 2004, na educação básica. Nas creches, com crianças com idade entre 0 e 3 anos, foram atendidas 13,4%. Na pré-escola, entre 4 e 6 anos, 70,5%. Já no ensino fundamental, 7 a 14 anos, foram 97,1% e, no ensino médio, 15 a 17 anos, 81,9% de atendimento.