Jornalista Fábio Buchmann ganha homenagem da Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/10/2023 11h20, última modificação 09/10/2023 11h29
Vereadores da capital do Paraná decidiram dar o nome do jornalista Fábio Buchmann a uma praça no Jardim Social. Ele foi repórter na CBN Curitiba por 16 anos.
Jornalista Fábio Buchmann ganha homenagem da Câmara de Curitiba

Homenagem ao jornalista Fábio Buchmann foi aprovada pela unanimidade na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por unanimidade, com 32 votos favoráveis, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram uma homenagem póstuma ao jornalista e músico Fábio Tomich Buchmann. Quando faleceu, aos 45 anos de idade, ele era o repórter mais antigo da CBN Curitiba, com 16 anos na emissora, sendo uma das vozes mais conhecidas do radiojornalismo paranaense. A CMC decidiu denominar uma praça no Jardim Social em reconhecimento ao trabalho do jornalista, que nos últimos anos era setorista da CMC, fiscalizando o Legislativo.

“Fábio Buchmann era um jornalista versátil, que teve a sua carreira marcada pela ética e pela humildade. Em vida, ele ganhou diversos prêmios regionais e nacionais. Dono de uma personalidade ímpar, era um cara engraçado, que herdou o gosto pela leitura dos pais e tinha a facilidade para transformar em palavras as histórias que ele registrava todos os dias nas suas reportagens, na política, na cultura e nos esportes. Neste tempo de fake news, faz falta o jornalista sério e comprometido que ele foi”, destacou Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC e responsável pelo protocolo da homenagem.

Acompanharam a votação, no plenário da CMC, a esposa do homenageado, Simone Giacometti, e os três filhos que tiveram, Eric, Juliana e Giorgio. Também estiveram presentes o pai, Ernani Buchmann, cujo trabalho como jornalista, advogado e presidente do Paraná Clube foi lembrado pelos vereadores, e a prima de Fábio Buchmann, Têmis. “Eu geralmente não faço esse tipo de proposição, mas ela é especial, pela relação que eu tinha com o Fábio”, disse Fachinello. “O Fábio era jornalista por formação e músico por vocação, tocava guitarra, violão, contrabaixo e teclado. Compôs músicas que estão eternizadas nas bandas pelas quais ele passou, desde a adolescência”, acrescentou.

O projeto de lei indica uma praça do bairro Jardim Social, localizada na rua Ozório Duque Estrada, para receber o nome de Jornalista Fábio Buchmann (008.00012.2022, com a emenda 034.00073.2023). Protocolada pelo presidente Marcelo Fachinello, a iniciativa também é assinada por Dalton Borba (PDT), Denian Couto (Pode, atualmente deputado estadual), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (União), Serginho do Posto (União), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT).

Vereadores de Curitiba destacam o profissionalismo do jornalista Fábio Buchmann

“Logo que eu cheguei na CMC, o Fábio Buchmann cobria a Câmara. Daí eu virei líder do governo e ele me chamava para as entrevistas, com aquele humor muito peculiar. O Fábio era uma pessoa de que todos nós gostávamos. Foi um grande jornalista e bastante discreto, diferente daqueles que querem aparecer mais do que a notícia”, elogiou Pier Petruzziello (PP). Concordando com ele, Tico Kuzma (PSD) agradeceu à família por aceitar a homenagem póstuma que, na visão do parlamentar, é um presente para a cidade, por registrar a importância do trabalho do jornalista para a posteridade.

Relatando sua vivência de 20 anos na Câmara de Curitiba, nos quais conviveu com Fábio Buchmann, Serginho do Posto afirmou, categoricamente, que “ele sempre foi muito ético” e que “fazia reportagens sobre a CMC com muita responsabilidade, noticiando os fatos como eles realmente eram”. “Infelizmente, a passagem do Fábio Buchmann pela vida foi muito breve, mas ele deixou uma marca muito forte”, disse o parlamentar. “Ele foi um jornalista muito importante na cidade”, reiterou Márcio Barros, colega de profissão do homenageado. “Eu fui para a Rede Massa e comecei a encontrar o Fábio todos os dias, nas pautas, e a gente se tornou amigos, porque além das notícias, a gente gostava de futebol, de música, falava dos shows que viriam para a cidade”, lembrou. Angelo Vanhoni (PT) e Sidnei Toaldo completaram os elogios ao homenageado.

O projeto de lei retorna à pauta de votações da CMC nesta terça-feira (10), para confirmação em segundo turno, e daí segue para sanção do prefeito Rafael Greca e publicação no Diário Oficial do Município.