Na CMC, Secretaria de Finanças anuncia regras para IPTU 2023

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 28/02/2023 11h55, última modificação 28/02/2023 12h18
Cronograma foi divulgado em primeira mão aos vereadores de Curitiba. Desconto para pagamento à vista será de 10%.
Na CMC, Secretaria de Finanças anuncia regras para IPTU 2023

Regras do IPTU 2023 foram anunciadas pelo secretário Cristiano Hotz. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã dessa terça-feira (28), a Prefeitura de Curitiba antecipou aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) as datas para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2023. Durante a audiência pública de prestação de contas do Executivo, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, anunciou que o IPTU 2023 terá vencimento em 20 de abril, diferentemente de anos anteriores, quando o prazo vencia em fevereiro. O desconto para pagamento à vista será de 10%.

"A data de 31 de março está prevista para o lançamento do IPTU em Curitiba. Os carnês serão enviados para os cidadãos a partir do dia 3 de abril, que também poderão ser consultados pelo site da Prefeitura”, concluiu o secretário. A mudança na data ocorreu por conta de prazos legais entre o período de aprovação da lei que atualizou a Planta Genérica de Valores (PGV), em dezembro de 2022, e a data para emissão dos carnês, que normalmente eram encaminhados aos contribuintes logo no início do ano.

“Agradeço ao secretário pelas informações passadas aos munícipes e contribuintes de Curitiba”, disse Serginho do Posto (União), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC. O anúncio foi feito no início da audiência pública e pode ser conferido, na íntegra, no canal do YouTube da Câmara de Curitiba (confira aqui).

Veja como fica: 
> A partir de 3 de abril, os carnês serão enviados e as consultas estarão liberadas via site da prefeitura;
> Haverá desconto de 10% para pagamento à vista, com vencimento em 20 de abril;
> Parcelamento em 10 vezes, com o primeiro vencimento em 20 de abril;
> Prazo para a apresentação de recursos até 5 de maio.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lazaro.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba.