Instituto Márcio Santos terá Declaração de Utilidade Pública de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 05/05/2025 16h20, última modificação 05/05/2025 16h47
Emitida pela Câmara de Curitiba, a Declaração de Utilidade Pública facilita convênios com o Poder Público. O Instituto Márcio Santos (IMS) tem sede no bairro Rebouças.
Instituto Márcio Santos terá Declaração de Utilidade Pública de Curitiba

Declaração de Utilidade Pública ao IMS foi pedida pelo vereador João da 5 Irmãos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por unanimidade, nesta segunda-feira (5), a concessão da Declaração de Utilidade Pública ao Instituto Márcio Santos (IMS) foi aprovada, em primeiro turno, pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). “O IMS não ensina apenas a jogar futebol e a praticar esportes. Ele luta pela formação de cidadãos, não só de atletas”, elogiou João da 5 Irmãos (MDB), autor do projeto de lei, informando que os atendidos pelo instituto são jovens de 8 a 15 anos de idade (014.00028.2024).

Criado em 2021, o Instituto Marcio Santos (IMS) tem sede no bairro Rebouças, próximo à Vila Parolin, e promove ações sociais voltadas à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. Fundado por Márcio José dos Santos, profissional com mais de 20 anos de experiência na intermediação de empregos, o instituto desenvolve iniciativas como doação de cestas básicas, roupas, kits de higiene, fraldas e cadeiras de rodas, além de campanhas voltadas a datas como Natal, Páscoa, Dia das Crianças e Dia da Mulher.

No relatório de atividades do IMS, anexado ao projeto de lei e disponível para consulta no Sistema de Proposições Legislativas da CMC, o instituto cita, como projetos contínuos, o “Lacre Amigo”, que arrecada lacres de alumínio para troca por cadeiras de rodas, e o “Atleta Nota 10”, que oferece aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes em risco social. As atividades são registradas nas redes sociais do instituto e contam com parcerias com outras entidades da sociedade civil e empresas da região.

“[O esporte] ensina a lidar com a frustração, incentiva a cultura da valorização do esforço, o respeito às regras e o sonhar com um destino melhor. Além de estimular hábitos saudáveis, o IMS prepara os adolescentes para o mercado de trabalho. Tudo sem fins lucrativos, prestando contas e cumprindo as leis”, reforçou João da 5 Irmãos, para quem a documentação vai permitir convênios e parcerias para ampliar o trabalho do instituto. A boa-fé do IMS foi atestada também por Renan Ceschin (Pode), que chamou Márcio Santos de “um cara nota 1000” e “pessoa que pratica o bem”.

Emitidas pela CMC, as Declarações de Utilidade Pública servem como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios e o acesso das entidades ao poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades, anexados aos respectivos projetos de lei.