Inezita Barroso é Cidadã Honorária

por Assessoria Comunicação publicado 14/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 18h07

Em uma das sessões solenes mais concorridas do ano, a cantora, atriz e apresentadora de rádio e televisão Inezita Barroso recebeu, na noite desta segunda-feira (13), no plenário do Palácio Rio Branco, o título de Cidadã Honorária de Curitiba. A proposta, do vereador Adenival Alves Gomes (PT), foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares "Por sua brilhante trajetória e seu fantástico trabalho de divulgação da música de raiz brasileira e da cultura popular do nosso País, Inezita é merecedora desta nossa homenagem", afirmou o parlamentar, ao justificar a iniciativa. A cerimônia, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), contou com a presença de inúmeras autoridades, fãs e grupos de música sertaneja, destacando-se apresentação feita por grupo integrante da Associação Paranaense de Artistas Sertanejos e Amigos (Apasa), presidida por Getúlio Duarte. A artista foi saudada com canções sertanejas, além dos hinos executados pela banda da Polícia Militar, regida pelo sargento Nilton Santos.
Em seu discurso de saudação, Adenival Gomes destacou a importância da música de raiz para os trabalhadores rurais. "É um bálsamo, um alimento para a alma de uma classe tão sofrida", afirmou, comentando que, quando vivia em São Paulo, não perdia, ao final de cada jornada de trabalho, o programa da cantora na Rádio Nacional. O parlamentar discorreu, ainda, sobre a vida de Inezita Barroso, que nasceu em São Paulo e começou a cantar e a estudar violão aos 7 anos, iniciando, aos 11, seu aprendizado de piano. Desde a infância, tinha gosto pelo universo rural. A carreira iniciou na década de 50, durante recital no Teatro Santa Isabel, em Recife, apresentação que lhe rendeu compromisso com a Rádio Clube do Recife. A paixão pela música de raiz fez com que divulgasse o folclore brasileiro no País.
Com mais de 50 anos de profissão dedicados ao rádio, cinema, teatro e televisão, encontrou tempo também para ministrar diversos cursos e palestras sobre folclore brasileiro. Hoje, além de apresentar os programas "Viola, Minha Viola" (TV Cultura) e "Minha Terra" (Rádio América AM/SP), atua como professora de Folclore Brasileiro e História da Música Popular Brasileira em duas universidades de São Paulo. É uma das cantoras mais premiadas do Brasil, já tendo recebido mais de 200 prêmios, entre eles o Prêmio Sharp de Música, o Grande Prêmio do Júri do Prêmio Movimento de Música, Prêmio Roquette Pinto, Prêmio Guarani e Troféu do I Festival de Folclores Sul-Americano.
Em seu discurso de agradecimento, a artista disse estar emocionada e muito honrada com a iniciativa. Falou, ainda, sobre o carinho e a pureza do povo brasileiro, ressaltando que essas características é que lhe dão coragem para seguir em frente "Uma as coisas que ensino é que a fronteira geográfica é feita pelos homens, por isso digo que amem sua terra. Somos todos um só povo", afirmou Inezita Barroso, que encerrou a sessão cantando uma de suas músicas mais conhecidas, "lampião de gás".
Presenças
Compareceram à solenidade o deputado estadual Mauro Moraes, o juiz do Tribunal de Alçada João Kopytowski, Roberto José da Silva, representando o presidente do Tribunal de Contas, Henrique Naigeboren; o presidente da TV Educativa, Marcos Batista; o 2º secretártio da Câmara de Araucária, Sebastião Cordeiro Calado, e os vereadores Nilton Brandão (PT), André Passos (PT), Pedro Paulo Costa (PT), Paulinho Lamarca (PT), Jônatas Pirkiel (PL), Angelo Batista (PP), Geraldo Bobato (PFL), além do deputado federal Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha.