Índice de Governança Municipal de Curitiba é apresentado na Tribuna Livre

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 10/03/2022 18h14, última modificação 10/03/2022 18h14
O professor Fabrízio Meller, do CRA-PR, explicou como o índice funciona e como ele pode ajudar na administração municipal.
Índice de Governança Municipal de Curitiba é apresentado na Tribuna Livre

Além de conselheiro do CRA-PR, Meller é professor pesquisador e doutor em administração. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O espaço da Tribuna Livre desta quarta-feira (9), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), recebeu o professor e doutor em Administração, Fabrízio Meller da Silva, para apresentar aos parlamentares o Índice de Governança Municipal (IGM) de Curitiba. Convidado pelo vereador Ezequias Barros (PMB), Meller explicou mais sobre o IGM, assim como ele pode auxiliar na gestão pública (076.00001.2022).

Fabrízio Meller faz parte da Câmara de Gestão Pública - do Conselho Regional de Administração (CRA-PR) - que auxilia no desenvolvimento do IGM, criado e regularizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Os resultados do índice podem ajudar, no âmbito da administração pública, os gestores municipais a avaliar e entender as necessidades e/ou boas práticas de suas gestões.

O IGM é uma métrica da governança pública dos municípios brasileiros, que considera três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Leva em consideração os órgãos que compõem a administração pública, levantando dados de áreas como saúde, educação, saneamento, meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, entre outras. A proposta é embasar a tomada de decisões e o planejamento de ações, visando aprimorar a gestão pública.

Curitiba, quando comparada com outras cidades em seu grupo - ou seja, com população e PIB per capita similares - está em 4º lugar no ranking, com um IGM de 8,18. O fator que mais afeta negativamente o índice curitibano são as finanças municipais, que possuem nota 7,44. Os indicadores de gestão e desempenho possuem notas 8,72 e 8,39, respectivamente. Já considerando as regiões metropolitanas, a da capital paranaense alcança um índice de governança de 6,61, considerado de nível médio. 

“O CRA-PR, a Câmara de Gestão Pública, o CFA estamos à disposição de vocês, da sociedade, estamos realizando estudos e pesquisas, para poder influenciar positivamente nas decisões dos senhores e dos outros entes que influenciam a política pública da nossa nação”, afirmou o professor Meller em sua fala. “O mais interessante é que o Paraná se alavanque nisso, que a região de Curitiba cresça, esse é o maior interesse nosso, nessa questão de administração pública como um todo”, finalizou.

Após a apresentação de Fabrízio Meller, os vereadores puderam questionar o professor a respeito do assunto. Indiara Barbosa (Novo) parabenizou e cumprimentou Meller, seu colega de profissão, e questionou sobre outros municípios que utilizam o IGM em sua administração.

“A própria Câmara de gestão pública fez uma análise de 10 municípios do Paraná, criando um mecanismo de comparação, comparando um com o outro. Um relatório já foi feito, divulgado amplamente, e tentamos multiplicar a utilização disso lá na ponta. Os pontos mais críticos de um município, os mais fortes, lembrando que é sempre um comparativo, isso que vai determinar o olhar, para onde precisa caminhar como gestão”, respondeu Fabrízio.

Já Ezequias Barros, vereador que convidou o professor Meller, questionou sobre o acesso da população a esses dados, assim como se seria possível a CMC também poder garantir esse acesso.

“Nós temos um site, que é disponibilizado para a sociedade de forma completa. Caso algum vereador queira se debruçar sobre isso e conhecer um pouco mais, o CRA-PR está disponível, podemos marcar uma visita com os conselheiros para multiplicar esse conhecimento como um todo”, respondeu o professor. Ao final, Fabrízio ainda agradeceu pela oportunidade de falar e desejou uma boa semana aos parlamentares.

Caso queira conferir o debate na íntegra, acesse nossos canais digitais do YouTube, Twitter ou Facebook.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva