Incêndio na PUCPR: trabalho do Corpo de Bombeiros ganha reconhecimento oficial

por Julia Yamane*, especial para CMC — publicado 06/05/2025 13h30, última modificação 06/05/2025 14h15
Câmara de Curitiba prestou homenagem ao Corpo de Bombeiros pela atuação no combate ao incêndio na PUCPR, no dia 15 de abril.
Incêndio na PUCPR: trabalho do Corpo de Bombeiros ganha reconhecimento oficial

Votos de Congratulações ao Corpo de Bombeiros do Paraná foram propostos pela vereadora Meri Martins. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária desta terça-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) prestou homenagem ao Corpo de Bombeiros do Paraná pelo "rápido, eficiente e corajoso trabalho” no combate ao incêndio que atingiu o Teatro TUCA, localizado no bloco Azul da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no dia 15 de abril. A vereadora Meri Martins (Republicanos) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao comandante do 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB) da capital, o tenente-coronel Gerson Candido Rocha Filho.

“O combate às chamas foi intenso. Ao todo, 84 bombeiros participaram da operação inicial, sendo mobilizadas 24 viaturas, das quais 12 específicas para combate ao fogo e uma ambulância destinada à segurança dos próprios brigadistas”, relatou Martins. “A operação contou, também, com o importante apoio de 10 viaturas e 20 policiais militares, 15 viaturas da Guarda Municipal, além de 50 integrantes da brigada interna da PUCPR, num esforço conjunto que demonstra a força da atuação integrada em momentos críticos”, completou a autora do requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos (077.00247.2025).

“É motivo de alegria e satisfação podermos estar aqui, recebendo esta homenagem, mas, mais do que tudo, o principal foi que dentro desse incêndio o bem maior foi preservado, o imensurável, que é a vida humana. Em torno de uma hora e quinze minutos conseguimos conter o incêndio, fazendo com que ficasse confinado e não tivesse maiores danos ao patrimônio da PUCPR. [...] O maior patrimônio do Corpo de Bombeiros são as vidas e lá todas foram preservadas. Muito obrigado aos bombeiros que se arriscaram e deram o seu melhor”, destacou o comandante do 1º GB de Curitiba, o tenente-coronel Gerson Candido Rocha Filho, durante suspensão da sessão plenária plenária.

O presidente Tico Kuzma (PSD) também registrou o reconhecimento oficial pelo trabalho do Corpo de Bombeiros“A corporação do Corpo de Bombeiros é um orgulho de toda a Câmara de Curitiba e de toda a cidade de Curitiba. Muito obrigado pela atuação no incêndio, em conjunto com a brigada [de incêndio] dos colaboradores da PUC. Viva o Corpo de Bombeiro Militar do Paraná!”, saudou o vereador.

Além do tenente-coronel Gerson, a homenagem foi acompanhada pelo major Jefferson; o primeiro-tenente Guerios; o subtenente Batista; o segundo-sargento Alekso; os terceiros-sargentos Banaseski e De Lima; os cabos Winck, Luiz Correa e Bettioe os soldados Berwanger e Barreto.

Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para CMC
*Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques