Importância da saúde mental pintou de luz branca a CMC em janeiro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 31/01/2023 08h00, última modificação 31/01/2023 08h34
A iluminação cênica do prédio histórico marcou a adesão da CMC à campanha Janeiro Branco, de prevenção da depressão.
Importância da saúde mental pintou de luz branca a CMC em janeiro

Iluminação cênica do prédio histórico reforça a campanha de conscientização do Janeiro Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Palácio Rio Branco passou a maior parte do mês de janeiro iluminado na cor branca, mostrando a adesão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) à maior campanha nacional voltada à saúde mental dos brasileiros. Criada em 2014, o tema deste ano do Janeiro Branco foi “A Vida Pede Equilíbrio”, alertando para as doenças decorrentes do estresse, como depressão, ansiedade e pânico.

O Palácio Rio Branco está com essa campanha desde o dia 7 de janeiro, quando trocou as cores do Natal pelas da saúde mental. Além da iluminação, a CMC promoveu diversas atividades, como a Cantata de Natal e campanhas solidárias, fazendo parte da programação natalina da cidade.

Iluminação temática
Construído entre 1891 e 1895 pelo engenheiro Ernesto Guaita, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por vereadores diretamente à Diretoria de Comunicação Social, a quem compete organizar o calendário anual.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lazaro.
Revisão: Alex Gruba