Idosos podem ganhar vagas especiais em estacionamentos

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h36

O vereador Jorge Bernardi, líder do PDT, espera a votação, ainda neste primeiro semestre, de projeto de lei de sua autoria que estabelece reserva de 5% das vagas aos idosos em estacionamentos. Pela proposta, que regulamenta o Estatuto do Idoso, os estacionamentos públicos e privados, inclusive o EstaR, administrado pela Urbs, deverão manter vagas gratuitas para as pessoas com mais de 65 anos de idade.
“Acredito que este projeto vem fazer justiça com as pessoas idosas. Constantemente nos deparamos com idosos tendo dificuldades em estacionar seus veículos em locais próximos onde pretendem desembarcar. Muitas vezes, têm problemas de locomoção e, com a provação deste projeto, poderão se locomover com mais segurança”, justifica Bernardi.
As vagas especiais de estacionamento para idosos nas ruas deverão ficar preferencialmente nas esquinas. O EstaR, conforme o projeto, deverá providenciar um talão especial para os veículos dirigidos por idosos. Conforme o parlamentar, também está prevista multa de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 para os estacionamentos privados que descumprirem a lei, podendo até terem as atividades suspensas por 30 dias e o alvará cassado.
O projeto, diz Bernardi, está sendo analisado pelas comissões técnicas da Câmara e “pelas manifestações favoráveis de vários vereadores e inclusive da população, acredito na aprovação desta lei que fará justiça aos nossos idosos”.