Ídolo do Coritiba recebe Cidadania Honorária nesta quarta-feira

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 10/02/2023 11h50, última modificação 10/02/2023 14h16
Sessão solene homenageia Cláudio Marques, ex-lateral-esquerdo e ex-técnico do Coritiba. Iniciativa é do vereador Herivelto Oliveira.
Ídolo do Coritiba recebe Cidadania Honorária nesta quarta-feira

A homenagem a Cláudio Marques foi proposta pelo vereador Herivelto Oliveira. (Foto: Divulgação/Coritiba)

O Palácio Rio Branco será aberto, na noite de quarta-feira (15), às 19h30, para a realização de sessão solene da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em homenagem a Edemir Cláudio Marques. Ídolo do Coritiba Foot Ball Club, Marques foi lateral esquerdo, técnico das categorias de base, interino do time profissional e hoje é observador do Coxa. Por iniciativa de Herivelto Oliveira (Cidadania), ele receberá a Cidadania Honorária de Curitiba.

Natural de Santos (SP), Marques também é conhecido como Cláudio Catega e teve passagens pelo Coritiba como jogador profissional de 1969 a 1975 e de 1977 a 1978, disputando 295 partidas. Jogou ainda por equipes como Athletico-PR, Corinthians, Fortaleza, Ceará e San Luis Potosi (México). “Fez a maior parte da sua história no Coritiba, como multicampeão paranaense. Teve oito títulos”, destacou Herivelto Oliveira, na aprovação da homenagem em plenário (006.00019.2021).

“Uma trajetória vitoriosa como jogador, como auxiliar técnico e também como coordenador das categorias de base do clube. Ele ajudou a descobrir, entre outros jogadores, o meia Alex, o lateral Rafinha e o zagueiro Miranda. Cláudio Marques segue o caminho do pai, Ernesto Marques, que revelou muitos talentos do Santos Futebol Clube, entre eles Clodoaldo, Cesar Sampaio e Pita”, elogiou o vereador.

A Cidadania Honorária de Curitiba é a maior homenagem que o Município pode prestar a uma pessoa que não nasceu na capital do Paraná, tendo por equivalente, aos naturais da capital, o título de Vulto Emérito de Curitiba.