Hospital Pequeno Príncipe pede ajuda para a Câmara de Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 06/11/2023 15h15, última modificação 06/11/2023 15h15
Emendas coletivas para reconstrução de áreas destruídas após incêndio são essenciais para continuidade dos atendimentos na instituição.
Hospital Pequeno Príncipe pede ajuda para a Câmara de Curitiba

O incêndio foi provocado pelo vazamento na rede de oxigênio. A explosão devastou as salas de oncologia, hematologia e TMO. (Fotos: Divulgação)

O Incêndio que atingiu o Hospital Pequeno Príncipe, na manhã da última terça-feira (31), ganhou destaque na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A instituição recebeu em plenário, nesta segunda-feira (6), a visita do diretor corporativo do complexo hospitalar, José Álvaro Carneiro, para reuniões com os vereadores. O objetivo foi articular emendas coletivas para reconstrução das áreas destruídas.

Durante sua fala no pequeno expediente, o vereador Serginho do Posto discorreu sobre os danos causados nos setores de oncologia e hematologia do hospital. “O hospital teve um grande prejuízo, mas mesmo assim não deixou de prestar atendimento à população”, salientou. 

Os vereadores têm prazo para apresentação de emendas parlamentares, que, neste ano, está previsto para acontecer de 14 a 21 de novembro. Durante esses dias, o projeto da Lei Orçamentária Anual constará na pauta de votações. A CMC tem até 20 de dezembro para aprovar o orçamento da capital do Paraná. 

“Tradicionalmente, esta Câmara tem contribuído com emendas coletivas a esse hospital. Mas hoje essa visita tem um motivo especial. Nesse momento delicado e de recuperação, o hospital precisa novamente de nossa ajuda”, informou Serginho, que ainda pediu ajuda dos demais parlamentares para que, juntos, através de emenda coletivas, possam auxiliar financeiramente a reconstrução das áreas afetadas pelo incêndio.

O presidente da Comissão de Saúde, Alexandre Leprevost (Solidariedade), pontuou que as emendas coletivas podem ser capitaneadas por diferentes vereadores. “O hospital passa, neste momento, por diversas dificuldades e agora é a nossa hora de poder apoiá-lo.” Já o deputado estadual Adão Fernandes Litro (PSD), presente na Câmara Municipal, também se pronunciou em prol do Pequeno Príncipe. “Deixo meu gabinete à disposição, para que possam contar com a nossa ajuda e o nosso trabalho”.

O Complexo Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, com capacidade para atendimento de 250 mil crianças. A entidade realiza mais de 18 mil cirurgias complexas por ano, além de ações de assistência médica, ensino e pesquisa. Sua excelência técnico-científica tem transformado a vida de milhares de pacientes ao longo de um século de atuação. O hospital, junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, forma o Complexo Pequeno Príncipe.

Transparência orçamentária

Desde 2005, os vereadores e vereadoras têm uma cota individual para emendas ao Orçamento. Ela é viabilizada mediante acordo com o Executivo, o qual autoriza o remanejamento da rubrica “reserva de contingência” – que não é destinada a nenhum órgão ou projeto específico, pois não detalha onde os recursos serão aplicados, servindo para garantir o equilíbrio das contas públicas em situações imprevistas.

A CMC dá ampla publicidade às emendas parlamentares, coletivas e individuais, desde 2014. A divulgação das emendas individuais segue a ordem alfabética dos vereadores. O relatório completo com as 913 emendas incluídas no orçamento de 2023 está disponível no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) ou aqui. A execução das emendas depende da autorização do prefeito Rafael Greca.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba