General Carlos Penteado recebe a Cidadania Honorária de Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 15/09/2021 12h10, última modificação 15/09/2021 12h16
Vice-prefeito Eduardo Pimentel agradeceu a Penteado pelo apoio à Curitiba no combate à pandemia do novo coronavírus.
General Carlos Penteado recebe a Cidadania Honorária de Curitiba

Câmara de Curitiba entregou hoje a cidadania honorária da capital ao general Penteado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (15), em sessão solene iniciada às 8h, entregou ao general Carlos José Russo Assumpção Penteado a Cidadania Honorária de Curitiba. A homenagem foi aprovada na legislatura passada (006.00002.2020), por Sabino Picolo (DEM) e Colpani (PSB), resultando na lei municipal 15.716/2020. De 2019 até julho deste ano, o general Penteado era o comandante da 5ª Divisão de Exército (Paraná e Santa Catarina). Hoje, é secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros) coordenou a sessão solene, compondo a mesa com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia, com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca, e com o autor, Sabino Picolo, reeleito para a nova legislatura. A cerimônia, realizada em modo híbrido, com participações presenciais e por videoconferência, foi transmitida ao vivo nas redes sociais da CMC.

“Não se chega a general sem mérito. De 400 cadetes, menos de 10% chegará a general de Brigada. Talvez, 3%, 4% a general de Divisão. E creio que 1% a general de Exército”, enalteceu Professor Euler (PSD), em nome da CMC, ao dirigir-se ao homenageado. De família paranaense, Penteado nasceu em São Paulo, mas passou a infância em Santo Antônio da Platina e concluiu os estudos no Colégio Militar de Curitiba. “A família mudou-se [para a capital] e continua aqui”, destacou Euler. 

“A 5ª Divisão de Exército teve várias ações com a Prefeitura de Curitiba enquanto o general Penteado era comandante, como a distribuição de álcool em gel aos hospitais e de mantimentos às entidades sociais [durante a pandemia do coronavírus. Também apoiou a descontaminação dos ônibus do transporte público e distribuiu fuzis à Segurança Pública do estado, para Curitiba e outras cidades do Estado”, exemplificou Euler. “O general Penteado teve participação essencial no combate à covid-19”.

Agradecimento da cidade
“Trago um abraço da cidade de Curitiba e do prefeito Rafael Greca. Eu vim aqui para agradecer. Durante o seu mandato [na 5ª Divisão], teve um trabalho muito presente na sociedade curitibana. Abriu os quartéis para a sociedade curitibana entrar, para as nossas crianças visitarem, e para os militares saírem para apoiar a sociedade, seja nas doações, no apoio social. Quero agradecer pela liderança no combate à pandemia”, afirmou Eduardo Pimentel.

“No início da pandemia, quando os leitos ainda estavam sendo abertos, e havia dificuldades, com os profissionais exaustos, e o país aprendendo a lidar com o coronavírus, eu presenciei uma ligação do prefeito para o general Penteado”, relatou Pimentel. “Foi um pedido emergencial de 100 respiradores. O general ligou para Brasília, foi a Brasília, e conseguiu em poucos dias. Pudemos aumentar 100 leitos de UTI naquele momento difícil”.

O presidente da CMC, Tico Kuzma, também agradeceu, em nome da cidade, pelo envolvimento do Exército no combate à pandemia. "Tenha a gratidão da Câmara Municipal de Curitiba, pela sua prontidão em ajudar. A humildade e a simplicidade, também, mas a prontidão é um destaque. Conversamos numa quinta sobre o Exército ajudar na vacinação e no domingo já estávamos com a secretária Márcia Huçulak, com o senhor colocando o Exército à disposição e assinando a parceria", elogiou.

“Abnegação, dedicação e transpiração”
“Recebo o título em nome do Exército brasileiro. Instituição de 373 anos, nascida  com a nossa nacionalidade. Instituição de Estado, responsável pela soberania e pela defesa da pátria, a qual está realizando bem, pois desde 1864 não houve mais invasão ao nosso território por força estrangeira. Instituição que desfruta dos maiores índices de confiança e de credibilidade junto a população”, agradeceu o general Penteado.

“Recebo esse título em nome dos mais de 24 mil militares da ativa da 5ª Divisão de Exército, dos quais quase 5,7 mil estão na cidade de Curitiba. Ao fim e ao cabo, é o trabalho silente e anônimo de cada um deles, que com dedicação, amor à pátria, ao próximo e com profundo sentimento do dever de servir sempre à nação, em prol do nosso povo, que pode colaborar nesse momento difícil”, continuou o homenageado.

General Penteado agradeceu à família, mulher e filha, pelo apoio na carreira que os fez morar em “17 cidades”, com 29 mudanças. “Um guri vindo do interior, estudar no Colégio Militar e assumir o comando da 5ª Divisão do Exército. Para mim foi um privilégio. Sou simples e tranquilo com relação a isso, mas também me alegrou e trouxe orgulho de estar novamente aqui [em Curitiba]. Pude conviver e estar próxima da família e amigos, apoiando minha mãe na sua partida. Certeza que ela me orienta, orgulhosa de ver o filho caminhar na senda que ela preparou”.

“Os senhores dificilmente poderão aquilatar o quanto essa homenagem significa para mim. No ano de 1976, perdia meu pai para o câncer. Tinha 12 anos e não sabia que essa fatalidade mudaria minha tranquila vida de menino do interior. Não sabia, que pedira ao seu irmão, general do Exército, que me ‘encaminhasse’”, rememorou. Sobre sua trajetória, que agora o levou a Brasília, afirmou que “o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Alguns chamam isso de sorte, mas eu chamo de abnegação, dedicação e transpiração”.

Confira no Flickr da Câmara Municipal a cobertura fotográfica da sessão solene.