Frente Parlamentar da Inovação é instalada na Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 01/08/2022 12h10, última modificação 01/08/2022 13h28
Vereadores irão mapear iniciativas e projetos disruptivos sediados na capital do Paraná.
Frente Parlamentar da Inovação é instalada na Câmara de Curitiba

Reunião de instalação da Frente Parlamentar da Inovação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (1º), após a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os vereadores da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação oficializaram a criação do grupo de trabalho dentro do Legislativo. Com dez vereadores, a frente centralizará os assuntos voltados à tecnologia, como acompanhar a implantação do videomonitoramento inteligente do projeto Muralha Digital e o funcionamento da bilhetagem eletrônica do transporte público (402.00001.2022).

Ficou decidido que, para avançar no mapeamento das iniciativas disruptivas, a Frente Parlamentar da Inovação organizará uma agenda mensal de visitas a projetos sediados na cidade de Curitiba. Compõem o grupo: Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente; Amália Tortato (Novo), vice; Nori Seto (PP); Sidnei Toaldo (Patriota); Pastor Marciano Alves (Solidariedade); Professor Euler (MDB); Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (União); Hernani (PSB); e Ezequias Barros (PMB). 

Com a criação, a CMC passa a ter sete frentes parlamentares, que são grupos suprapartidários, regulamentados pelo ato 3/2013, da Mesa Diretora. A frente parlamentar não traz custos adicionais para a CMC, pois às suas atividades é vetada “contratação de pessoal, fornecimento de diárias, passagens aéreas e demais despesas”. Elas têm direito a solicitar o espaço físico do Legislativo, desde que não haja interferência nas sessões plenárias e nas reuniões de comissões.

Restrições eleitorais
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. Por isso, desde já a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro.

Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência, porém com condicionantes (saiba mais). As referências nominais é que serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.