Frente Condominial se reúne e sugere canal direto com a Prefeitura de Curitiba

por Rafaella Luvizotto*, com Diretoria de Comunicação. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/09/2023 09h00, última modificação 20/09/2023 09h54
Grupo de trabalho da Frente Condominial também discutiu a realização de vistorias e regras para pets nos condomínios e prédios de Curitiba.
Frente Condominial se reúne e sugere canal direto com a Prefeitura de Curitiba

Reunião da Frente Condominial foi realizada na sala de reuniões da presidência da CMC. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Frente Parlamentar Condominial da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, na tarde desta terça-feira (19), a primeira reunião do grupo técnico de trabalho, na sala da presidência da Casa. O presidente do colegiado, Osias Moraes (Republicanos), deu as boas-vindas aos presentes e apresentou o código de conduta do grupo, que tem por objetivo manter um ambiente respeitoso e produtivo em todas as reuniões.

“É uma grande satisfação recebê-los para tratarmos de leis, boa administração dos condomínios, otimizarmos a convivência sempre com respeito, cortesia, responsabilidade e contribuição construtiva”, disse Osias Moraes, ao receber os membros da frente parlamentar e técnicos que comporão o grupo de trabalho. A Frente Condominial foi criada no dia 19 de abril, com a participação de dez vereadores da CMC, e, em agosto, fez sua reunião de instalação, no auditório, com a presença de vários participantes do setor.

Vistorias técnicas e regras para pets nos condomínios de Curitiba em debate

Durante a reunião da Frente Condominial, foram discutidos dois projetos de lei que já estão tramitando na CMC e são relacionados à temática do colegiado. Um deles versa sobre a obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas nas edificações de Curitiba (005.00171.2023) e o outro cria o selo Condomínio Amigo dos Animais (005.00155.2023). Também foi sugerida uma indicação de sugestão ao Executivo (205.00365.2023) para que seja criado um canal para atendimentos aos condomínios e administradoras de condomínios na Prefeitura de Curitiba.

O vereador Rodrigo Reis (União), que é membro da frente e síndico de prédio, participou do encontro e declarou apoio à iniciativa de estreitar a comunicação da categoria com a Prefeitura. “Às vezes uma simples informação pode ajudar a resolver problemas, por isso é muito importante essa abertura de um canal direto de comunicação”, disse o vereador. Também participaram da reunião os advogados especialistas na área do direito condominial, Luciana Lozich e André Zacarias Tallarek; o especialista em seguros de condomínio, Heros Holub Sandano; Flavia Hass, representando o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD); e Erick Sampaio Bonjorno, representando o senhor Mauro Sant’Anna, que também faz parte da comissão de estudos.

Além de Osias Moraes e Rodrigo Reis, a Frente Condominial também é formada pelos vereadores Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Sargento Tânia Guerreiro (União) e Tico Kuzma (Pros).

*Jornalista no mandato do vereador Osias Moraes.