CMC: formação em liderança debate inteligência emocional no trabalho
Programa de Liderança Representativa reuniu servidores para discutir inteligência emocional no ambiente de trabalho. (Foto: Kim Tolentino/CMC)
Nesta quinta-feira (27), foi realizado o oitavo e último encontro de 2025 do Programa de Liderança Representativa (PLR), promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGEP) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O objetivo da iniciativa foi fortalecer as relações de trabalho e qualificar a gestão interna do setor administrativo do Legislativo.
>> Confira as fotos do evento no Flickr da CMC.
O último encontro teve como tema inteligência emocional no ambiente de trabalho. Segundo a coordenadora do PLR, a servidora Ana Claudia Krüger, o tema é essencial não apenas para o desempenho no trabalho, mas também para a convivência social e o bem-estar pessoal. A servidora, que é jornalista de carreira da Casa, adiantou que, em 2026, o programa seguirá explorando habilidades emocionais e comunicacionais para o corpo funcional do Legislativo.
No próximo ano, novas atividades serão propostas, com iniciativas direcionadas às chefias dos gabinetes parlamentares. “Faremos inclusive um mapeamento de competências, pensando nessa gestão interna do Legislativo”, afirma a chefe do Setor de Desenvolvimento de Pessoal, Liege da Fonseca.
Formação, diálogo e novas práticas
Ao longo de 2025, quase 70 servidores, entre chefias e diretorias, se reuniram em encontros mensais para refletir sobre temas como comunicação não violenta, diferenças geracionais no ambiente de trabalho, gestão de equipes híbridas, gestão por competências e liderança situacional. As atividades tiveram o apoio da Divisão de Saúde Ocupacional, e foram conduzidas pela psicóloga do trabalho e professora universitária, Adriana Straube.
A diretora de Gestão de Pessoas, Cristina Fonseca de Jesus, destacou o desenvolvimento do projeto e “também a excelente adesão dos servidores, que demonstraram o compromisso de cada um com o propósito do programa e o alinhamento à visão institucional de construir uma Câmara mais humana, técnica e eficiente.”
Na opinião do servidor Ederson Fabiano Costa, chefe da Divisão de Apoio Procedimental e que participou dos encontros, a discussão sobre o conflito de gerações foi uma das mais marcantes. “Existe o desafio de motivar tanto quem está perto da aposentadoria quanto quem está começando, para que todos se sintam parte do processo”, observou. Ele destacou que o aprendizado vai além do profissional. “Você aprende a lidar melhor com suas emoções, com as dos outros e a enxergar novas perspectivas”, finalizou.
Atendimento a emergências é tema de treinamento
A Comissão de Proteção à Atividade Funcional (Copraf) realizou também na quinta-feira (27), em parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional e a Diretoria de Segurança da Câmara de Curitiba, o treinamento anual do Plano de Atendimento a Emergências. Confira as fotos no Flickr.
O encontro reforçou procedimentos a serem adotados em situações críticas. Cerca de 40 participantes, entre brigadistas voluntários, servidores e terceirizados participaram do treinamento, que consistiu em revisar rotas de fuga em caso de incêndio e orientar sobre protocolos para acidentes, emergências e outras urgências nas dependências da Casa.
Ações relacionadas ao Novembro Azul
No mês de novembro, foi realizada a campanha do Novembro Azul, com foco na conscientização e na prevenção do câncer de próstata. Servidores do Legislativo participaram de atividades educativas sobre saúde e bem-estar. Ao todo, 35 colaboradores participaram de um bate-papo com o médico do trabalho da Divisão de Saúde Ocupacional, Elias Berro, e com o preparador físico Robson Gomes, que falou sobre a importância da atividade física para a saúde.
Texto elaborado pela estudante de jornalismo Giovanna Mateus de Almeida, especial para a CMC, com colaboração de Ana Claudia Krüger
Supervisão de estágio: Ana Claudia Krüger
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba