Festival Cultural Bodebrown pode entrar no Calendário Oficial
Festival Bodebrown envolve grupos folclóricos e tem quatro edições por ano em Curitiba. (Foto: Reprodução/Internet)
Realizado desde 2015 na capital do Paraná, o Festival Cultural Bodebrown pode ser incluído no Calendário Oficial de Curitiba graças a um projeto de lei do vereador Nori Seto (PP). A proposta está em discussão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e, segundo o autor, visa consolidar o evento entre as atividades culturais reconhecidas formalmente pela cidade, aumentando o apoio público à realização do festival (005.00343.2025).
O Festival Bodebrown é realizado quatro vezes por ano, em alusão às estações do ano (outono, inverno, primavera e verão), com edições programadas para ocorrerem nas proximidades do início de cada período. No projeto de lei, ressalva-se que a celebração correspondente ao verão poderá ser substituída por uma edição especial com temática natalina. A inserção do evento no calendário oficial aumenta o respaldo dos organizadores junto ao poder público, facilitando a captação de apoios institucionais e logísticos para a realização das atividades.
Festival Bodebrown valoriza comércio e turismo em Curitiba
Contando a história do evento, na justificativa do projeto de lei, Nori Seto informa que o Festival Cultural Bodebrown foi idealizado em 2015, com a primeira edição realizada em 4 de julho daquele ano, e passou a ocorrer “de forma sistemática ao longo desses 10 anos”. O evento tem como objetivo reconhecer e fomentar a arte e a cultura, com foco na valorização das tradições dos povos que fundaram Curitiba, diz o vereador. As atividades são gratuitas e reúnem apresentações de grupos folclóricos tradicionais e outras manifestações artísticas.
Além do impacto cultural, a realização periódica do Festival Bodebrown gera estímulo ao comércio local e ao setor de turismo, ao atrair moradores e visitantes para uma programação diversificada ao longo do ano. A proposta também dialoga com o protagonismo crescente da cervejaria curitibana Bodebrown no cenário nacional e internacional. A empresa, por exemplo, firmou uma parceria com a banda Iron Maiden, cuja trajetória motivou a concessão do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao vocalista Bruce Dickinson, recentemente aprovado pela Câmara de Curitiba.
A proposta ainda está em fase de análise nas comissões da Câmara de Curitiba. Se aprovada pelo plenário e sancionada pelo Executivo, a lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município. Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
