Escolas terão atividades de psicomotricidade

por Assessoria Comunicação publicado 10/04/2007 18h05, última modificação 16/06/2021 06h33
O vereador Aladim Luciano (PV) teve dois projetos de sua autoria aprovados nesta terça-feira (09), no plenário da Câmara Municipal. O primeiro visa instituir na rede pública municipal de ensino atividades de psicomotricidade relacional. “A idéia é estimular a capacidade relacional do aluno e professor, em espaço adequado, potencializando o desejo para aprendizagem”, explicou o parlamentar, garantindo ainda que a medida “ajuda na superação de conflitos relacionais, facilitando o bem-estar familiar, social e profissional”.
Segundo Aladim, a psicomotricidade é uma prática educativa de valor preventivo, que possibilita às crianças expressarem todo potencial de maneira autêntica. “É ferramenta essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional do ser humano”, finalizou o parlamentar.
Em aparte, o vereador André Passos (PT) elogiou a iniciativa de se trabalhar com uma atividade com fins preventivos, capaz de desencadear ações de cidadania e de transformação social.
Cidadania
O outro projeto de Aladim Luciano concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao ex-jogador de futebol Jairo do Nascimento.
No seu pronunciamento, o vereador detalhou a carreira do jogador no futebol, principalmente nos dez anos em que jogou no Coritiba. Acrescentou, ainda, que o atleta “construiu no futebol brasileiro não só um nome respeitável e de destaque, mas uma imagem profissional invejável”.
O homenageado, que acompanhou a votação ao lado de sua esposa, foi muito elogiado pelos parlamentares. “Jairo sempre foi muito humilde e trabalhador. Uma pessoa fantástica, um dos goleiros mais prestigiados e responsáveis. Admiro seu comprometimento com a profissão e com o esporte”, destacou Mario Celso.
O líder da bancada do PCdoB, Luizão Stellfeld, disse que “entregar esta honraria a um exemplar atleta é motivo de orgulho para todos os parlamentares desta Casa”. Os vereadores Zé Maria (PPS), Angelo Batista (PP), Custódio as Silva (PAN), Roberto Hinça (PDT), Serginho do Posto (PSDB), Tico Kuzma (PPS), André Passos (PT), Luis Ernesto (PSDB), Jairo Marcelino (PDT) e Nely Almeida (PSDB) também elogiaram a iniciativa, em apartes.