Escola do Legislativo recebe novos assessores parlamentares

por Nicole Thessing, especial para a CMC* — publicado 07/02/2023 16h50, última modificação 08/02/2023 11h16
Servidores foram convidados a participar de capacitação sobre dia a dia da Casa e mudanças no Regimento Interno.
Escola do Legislativo recebe novos assessores parlamentares

Recepção e treinamento reúne dezenas de servidores no auditório na CMC (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na tarde dessas segunda (6) e terça-feira (7), vereadores e novos assessores para capacitação e reforço das alterações implementadas no Regimento Interno. O presidente Marcelo Fachinello (PSC) abriu o evento, realizado no auditório do Anexo 2, enfatizando as boas-vindas aos novatos. "O principal de tudo aqui é desejar boas-vindas a todos os novos gabinetes, com seus novos servidores", declarou.

"Ano passado, a gente passou por uma mudança no Regimento, então é importante vocês conhecerem o Regimento e as alterações que foram feitas, conhecer a estrutura da nossa Casa. Espero que a gente possa ter momentos de progresso, de sucesso nesse nosso trabalho, mas principalmente de confraternização, para que vocês possam se conhecer, possam deixar o trabalho um pouquinho mais leve no dia a dia", completou Fachinello.

Além do presidente da Câmara, marcaram presença na abertura do evento os veteranos Mauro Bobato (Pode) e Oscalino do Povo (PP), com suas assessorias. Dos vereadores empossados no dia 1º de fevereiro, Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates (PT) e Rodrigo Braga Reis (União) enviaram seus assessores, assim como os gabinetes dos parlamentares Alexandre Leprevost (Solidariedade), Amália Tortato (Novo), Eder Borges (PP), Mauro Ignácio (União), Rodrigo Marcial (Novo), Noemia Rocha (MDB), Professora Josete (PT), Serginho do Posto (União), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tico Kuzma (Pros). 

A primeira parte do treinamento foi voltada para as principais dúvidas sobre questões administrativas, como férias, auxílios, funcionamento do sistema, além de questões relacionadas à saúde ocupacional. Em um segundo momento, os servidores foram orientados sobre o Regimento Interno da Casa e as mudanças recentemente implementadas. Na terça, a atividade seguiu com informações sobre o uso de outras ferramentas internas.

Diretora da Escola do Legislativo, Danielli Wandembruck explicou que o evento foi elaborado "pensando no acolhimento dos novos servidores". "A Casa dispõe de muitas ferramentas. Nós temos muitos sistemas internos e no dia a dia a gente tem sentido a necessidade de capacitar os servidores para usar essas ferramentas e também entender o real funcionamento da Casa", explicou. Ela complementou que "o objetivo foi instrumentalizar de imediato os gabinetes novos. E o convite também foi aberto aos antigos". "A gente sabe que os gabinetes trocam bastante de servidores, então acaba que sempre tem um ou outro que é novo e também por conta das alterações que a gente teve no Regimento", pontuou.

Escola do Legislativo
Em funcionamento desde 2013, a Escola do Legislativo tem o papel de auxiliar no aperfeiçoamento profissional de servidores da instituição e de vereadores, além de contar com atividades que contemplam a comunidade em geral. Para cumprir seus objetivos, pode estabelecer convênios com outras instituições, sejam elas públicas ou privadas, a exemplo do Parlamento Jovem, uma parceria entre a Casa e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Confira, no Flickr da CMC, o álbum de fotos do primeiro dia de atividades:

06/02/2023 - Escola do Legislativo recebe novos Vereadores e Assessores

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba