Escola do Legislativo: “As visitas são a porta de entrada do cidadão na Câmara”
A convite da Mesa Diretora, gestora da Escola do Legislativo apresentou o trabalho do órgão em plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC )
Nesta quarta-feira (27), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a gestora da Escola do Legislativo, Débora Reis, apresentou, a convite da Mesa Diretora, o balanço das atividades do órgão. O destaque da fala foi o registro de 3.310 participantes nas visitas institucionais realizadas nos oito primeiros meses de 2025, resultado que consolidou o maior número de visitantes desde a criação do programa na CMC.
Segundo Débora Reis, o programa de visitas tem como objetivo aproximar as pessoas da instituição. “Esta é a forma que encontramos para conversar com a sociedade e trazer os cidadãos para dentro do Parlamento, fazendo com que eles conheçam a nossa estrutura, o papel dos vereadores e, principalmente, saibam como participar mais ativamente do processo legislativo”, afirmou.
A procura pelas visitas guiadas tem crescido ano a ano. Em 2023, 1.355 pessoas participaram da iniciativa; em 2024, o número subiu para 2.781; e, em 2025, já chega a 3.310, estabelecendo um novo recorde, que tende a crescer ainda mais até o final do ano.
>> Quer fazer parte do recorde de visitantes da Câmara de Curitiba? Clique aqui e inscreva-se para uma visita guiada!
A gestora fez questão de ressaltar a importância da participação dos parlamentares nesses encontros e reforçou o convite para que os vereadores se envolvam cada vez mais com as ações da Escola do Legislativo. “Isso muda demais a experiência de quem vem nos visitar”, disse. “Quando eles encontram um vereador, podem formular as perguntas que desejam e muitos saem daqui inspirados a voltar como parlamentares. Essa é a nossa grande celebração aqui na Escola”, reforçou.
Capacitações e próximos passos da Escola
Além das visitas, a Escola do Legislativo investe em formação continuada, parcerias com universidades e iniciativas de promoção da cidadania. O foco, segundo Débora, é aproximar o Legislativo do cotidiano da comunidade. Entre os projetos em destaque estão o Parlamento Jovem e Universitário, a produção de cartilhas e manuais de educação política e o trabalho do Grupo de Qualidade de Leis, que desenvolve metodologias para avaliar o impacto das normas aprovadas.
O calendário de capacitações segue ativo. No dia 1º de outubro, será realizado na Câmara o curso “Oratória descomplicada”, aberto a servidores e à comunidade externa, com transmissão pelo canal do YouTube da instituição. Mais informações serão divulgadas em breve.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba