Equipe do FIFA 11 pela Saúde visita Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 10/09/2013 18h25, última modificação 17/09/2021 11h15
A equipe do FIFA 11 pela Saúde, programa que foi implantado em 15 escolas públicas de Curitiba, foi à Câmara Municipal nesta terça-feira (10). Em reunião com o presidente da casa, vereador Paulo Salamuni (PV), e o presidente da Comissão Especial da Copa, Paulo Rink (PPS), o diretor médico da entidade ressaltou que a escolha da cidade não foi mero acaso. “Perguntaram por que Curitiba para ser a anfitriã do piloto. Respondi que é porque tem boas pessoas. Daqui a dois anos vocês verão tudo que o FIFA 11 pela Saúde terá conquistado no Brasil, e daí vocês poderão dizer com orgulho: isso tudo começou aqui”, disse Jiří Dvořák.

Salamuni ressaltou a importância da iniciativa. “Tem gente que só pensa no aeroporto. Tem gente que só pensa nas ruas. Tem gente que só pensa no estádio. Eu sempre digo, em todo lugar que vou, que a copa está movimentando um todo, está beneficiando toda Curitiba. E todas essas ações que advém com a copa são muito importantes para nós”.

O projeto, que usa Curitiba como cidade-piloto, foi visitado nesta terça-feira por Jiří Dvořák, além de Edilson Thiele, coordenador do programa FIFA 11 pela Saúde, Paulo Rink e Diogo Netto, coordenador e um dos instrutores.
  O assunto está na pauta da reunião da Comissão da Copa, que ocorre nesta quarta-feira (11), na Sala das Comissões, às 14h30.

Fifa 11

Encorajar atividades físicas, promover hábitos sociais e disseminar a saúde: Esse é o objetivo do FIFA 11 pela Saúde (FIFA 11 for Health), que começou a ser implantado neste semestre na capital paranaense.
 
O programa contém 11 mensagens baseadas nos principais problemas globais de saúde. Cada uma delas é reforçada por um astro do futebol, como Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Marta. Foi lançado em 2009 e hoje já chegou a 19 países de cinco continentes, beneficiando 50 mil crianças. O objetivo é levá-lo às 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014.

“O ‘11 for Health’ é um projeto fantástico. Ele motiva as crianças na prática de exercícios físicos de maneira correta, incentiva no desenvolvimento de hábitos saudáveis e as afasta das drogas. Para ter sucesso no programa, os instrutores foram treinados por meio de uma parceria entre FIFA, COL e PUC, com uma fórmula já consagrada do Football for Health da própria FIFA”, diz Rink.

O treinamento dos instrutores na capital paranaense ocorreu no início de agosto. O projeto então começou a ser implantado em 15 escolas da região metropolitana. Foi desenvolvido para crianças entre 11 e 12 anos de idade e é fundamentado em 11 sessões de 90 minutos, cada uma com dois tempos distintos de 45 minutos, como numa partida de futebol.