Empresas recebem o Prêmio Consagração Pública Municipal

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 01/04/2022 09h10, última modificação 01/04/2022 09h56
Pelo destaque nos seus segmentos, 21 empresas receberam a honraria da CMC. Depois de dois anos de pandemia, a solenidade foi realizada presencialmente no Palácio Rio Branco.
Empresas recebem o Prêmio Consagração Pública Municipal

A Câmara entregou o Prêmio Consagração Municipal destinado a empresas de destaque nos seus meios. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em solenidade promovida no dia 30 de março, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou o Prêmio Consagração Pública Municipal. A honraria se destina às empresas que obtiveram destaque nos seus segmentos no ano anterior e que demonstraram preocupações de ordem social, ecológica e humanitária, em prol da comunidade. A sessão foi presidida pelo vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC. Ele destacou a importância desse reconhecimento municipal aos empreendedores que, mesmo em face às adversidades, conseguem gerar empregos e disponibilizar bens e serviços à população.

O presidente da Câmara lembrou que essa foi a segunda solenidade presencial promovida pela Casa após dois anos de atividades online, como medida de prevenção à propagação da covid-19. O vereador lamentou que 8.210 curitibanos morreram da doença e pediu um minuto de silêncio em respeito a eles. Kuzma destacou o trabalho das pessoas que estiveram na frente de combate à pandemia, e que ajudaram a recuperar no Município de Curitiba mais de 400 mil pessoas.

A mesa foi composta por: Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da CMC; Mauro Ignacio (DEM), quarto-secretário da Mesa Diretora, Maria Letícia Fagundes (PV), à frente da Procuradoria da Mulher da CMC; pela vereadora Noemia Rocha (MDB); por Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação; e Rodrigo Fernandes, diretor executivo da Rede Massa de Curitiba.

Também estavam presentes os vereadores: Herivelto Oliveira (Cidadania), Zezinho Sabará (DEM), Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Sidnei Toaldo (Patriota), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Marcos Vieira (PDT), Osias Moraes (Republicanos), Serginho do Posto (DEM) e João da 5 Irmãos (PSL), além da ex-vereadora Rosa Maria Chiamulera e Dora Pizatto, ex-presidente do ICS.

Saudação oficial
Em nome da CMC, o vereador Osias de Morais promoveu a saudação oficial aos homenageados. O vereador lembrou que o prêmio Consagração Pública Municipal foi criado em 1985 com o intuito de enaltecer o trabalho de empresas com destaque em suas categorias em razão da excelência no desempenho de suas funções e que desenvolvam atividades de cunho social e em prol do meio ambiente. “São os empresários que estão no dia-a-dia, enfrentando a luta pra garantir a comida na mesa de sua família e na das famílias dos trabalhadores que emprega. Nos últimos tempos, demonstraram força diante da crise econômica e dos problemas derivados da pandemia. Permaneceram firmes”, disse Osias.

O secretário municipal Alexandre Jarschel de Oliveira trouxe os cumprimentos do prefeito Rafael Greca. “Vocês não estão somente de parabéns. Em verdade, o município presta um agradecimento especial aos senhores pela forma como não se desmotivaram durante a pandemia, sempre trabalhando com a esperança de um dia melhor”, disse. O secretário lembrou que, durante a pandemia, a prefeitura tomou algumas medidas como o Fundo de Aval, que alavancou aproximadamente R$ 100 milhões em benefício dos empresários que tiveram perdas durante o período.

“Outra iniciativa foi a Octiba, que abriga empresários em instalações da própria prefeitura, esperando que em algum momento, algum desses empreendimentos possa se tornar uma empresa unicórnio como a Madeira Madeira”, esclareceu o secretário. Ele também informou que a prefeitura vai adiantar uma parcela do 13o dos servidores municipais agora no período da páscoa, injetando 160 milhões na economia da cidade.

Agradecimento
O agradecimento foi feito pelo empresário Daniel Scandian, um dos sócios-fundadores da empresa Madeira Madeira, startup classificada entre os especialistas com a terminologia “unicórnio” – por ter valor de mercado acima de US$ 1 bilhão. Ele agradeceu o reconhecimento e disse que realmente não é fácil conduzir o cotidiano de uma empresa em um país tão complexo como o Brasil. “Mas mesmo nos piores momentos devemos ter vontade, pois ao gerar empregos, ajudamos a construir o país”, afirmou.

As empresas homenageadas foram: Academia CM System, representada por Cristiano Marcelo (indicação do vereador Tico Kuzma); Associação Projeto Ajudei, representada por Aurélio Dimas (Osias Moraes); Cataparaná, representada por Valdomiro Ferreira da Luz (Maria Letícia Fagundes); Colégio Excelência, representado por Jony Sartmento; Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, representada pela irmã Marisa (Marcos Vieira); Comunidade Evangélica Alcance de Curitiba, representada por Marcelo neves e Renato Henrique (Sargento Tânia Guerreiro); Curso Jurídico, representado por Isaías do Carmo (João da 5 Irmãos); Elcosul Indústria e Comércio de Produtos Eletromecânicos LTDA, representada por Paulo Takashi (Nori Seto); Espaço A, representado por Almir Viller (Zezinho do Sabará); Hórus Segurança Empresarial, representada por Dorothy garcia (Serginho do Posto); Livraria Evangélica de Curitiba, representada por Jackson Silva (Ezequias Barros); Madeira Madeira representada pelos sócios Daniel Scandian, Marcelo Scandian e Robson Scandian (Herivelto Oliveira); Madepisos, representada por Paulo Sérgio (Mauro Ignacio); Academia de Futebol New Soccer, representada por Luis Carlos das Chagas Lima (Sidnei Toaldo); Rede Massa de Comunicação, representada por Rodrigo Fernandes (Alexandre Leprevost); e Schultz Ville Turismo LTDA, representada por Sirlene Schultz (Jornalista Márcio Barros).