Empreendedor receberá cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2006 18h55, última modificação 14/06/2021 08h48
A Câmara de Curitiba aprovou projeto de lei de autoria da Comissão Executiva da Casa, nesta quarta-feira (01), que concede cidadania honorária ao empreendedor Nilton Migliozzi.
O segundo secretário da Casa, vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), leu, na tribuna, um breve resumo da vida profissional de Migliozzi, destacando sua atuação nas grandes entidades sociais e a geração de empregos. “Migliozzi tem trabalhos brilhantes em Curitiba, é um empreendedor de sucesso, além de gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos”, destacou.
Em seguida, diversos vereadores pediram aparte para elogiar a iniciativa da comissão. O vereador Paulo Salamuni (PV) comentou sobre a grande liderança de Migliozzi na cidade e sua atuação no Rotary Club. Já o vereador André Passos (PT), além de cumprimentar pela escolha do nome, sugeriu que o título seja entregue também à esposa do homenageado. “Seria oportuno que a homenagem fosse concedida em nome de todos os vereadores de Curitiba”, sugeriu Passos. Para a vereadora Nely Almeida (PSDB), “Migliozzi é uma pessoa digna e especial e a homenagem é merecida e muito bem escolhida”.
Biografia
Nilton Migliozzi nasceu em 1939, na cidade de Sertanópolis (PR). Cursou Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia e Direito. Atuou como Diretor da Abae, a Associação Brasileira de Alimentação Escolar.
Há quase 30 anos como sócio do Rotary Club International, já foi presidente e governador do Distrito 4730, onde idealizou e fundou vários clubes rotários. Como governador do Rotary, instituiu o Dia do Rio, comemorado em todo o Paraná, o Projeto Boa Visão, e o Horta Vertical.
Já foi agraciado com reconhecimentos e troféus de diversos Rotarys e também pelo Ministério da Saúde, na campanha pólio-plus. É detentor da Comenda Máxima do Rotary International Paul P. Harris, com cinco safiras.
Recebeu reconhecimento da Câmara de Curitiba, pelos relevantes serviços prestados à hotelaria e similares de Curitiba e junto à comunidade curitibana. Em 2005, recebeu o título de Cidadão Honorário de Maringá, pela Câmara daquela cidade.
Migliozzi foi presidente e curador da Fundação Júlio Moreira, que fornece bolsa de estudos à crianças carentes, além de conselheiro da Sociedade Socorro aos Necessitados, entidade com mais de 100 anos de atividades na prestação de auxílio a idosos e crianças carentes.
Foi, ainda, presidente e delegado do Sindicato de Hotéis e Similares de Curitiba junto à Federação de Hotéis e atuou como diretor em vários cargos na ABIH, a- Associação Brasileira de Hotéis, sendo fundador da Rede de Hotéis Elo e de outras  empresas.