Em visita ao TRE-PR, CMC manifesta interesse em continuar com Parlamento Jovem

por José Lázaro Jr. — publicado 12/01/2021 19h13, última modificação 12/01/2021 19h13
TRE-PR e CMC são parceiras desde 2017, quando iniciariam a parceria para realização do Parlamento Jovem.
Em visita ao TRE-PR, CMC manifesta interesse em continuar com Parlamento Jovem

Além do Parlamento Jovem, parceria entre CMC e TRE-PR envolve Escola do Legislativo e Escola Judiciária. (Foto: Divulgação/CMC)

Dando continuidade às visitas da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aos órgãos públicos e entidades civis da capital, o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), esteve nesta terça-feira (12) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). As instituições são parceiras desde 2017, quando o programa Parlamento Jovem, começou a ser realizado dentro da Câmara (leia mais), e estudam fortalecer a integração por meio da Escola do Legislativo e da Escola Judiciária.

Acompanhado por Alexandre Leprevost (SD), vice-presidente, Flávia Francischini (PSL) e Professora Josete (PT), primeira e segunda secretárias, Kuzma foi recebido pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e pelo diretor-geral, Valcir Mombach. Na reunião, o presidente da CMC manifestou o interesse em continuar com a parceria do Parlamento Jovem, que se tornou uma referência na cidade em termos de incentivo à participação política. “Três projetos [sugeridos pelos participantes do projeto] já viraram leis municipais e cinco dos jovens foram candidatos depois da experiência”, destacou Kuzma.

A última dessas iniciativas foi aprovada pela CMC no ano passado, quando os vereadores concordaram em criar, na capital, a pedidos dos jovens, a Semana de Conscientização e Combate à Vulnerabilidade Social (leia mais). Buscando ampliar a parceria entre os órgãos públicos, Leprevost sugeriu um esforço conjunto para adotar políticas de inovação e Professora Josete reiterou a importância da aproximação da Escola do Legislativo com a Escola Judiciária do TRE-PR, para intercâmbio de ações e experiências.

“Precisamos avançar em ter também um projeto para formação política das mulheres”, comentou Josete, citando que ideia neste sentido já foi debatida em plenário, na CMC, pela vereadora Noemia Rocha (MDB). A iniciativa poderia ser semelhante ao Parlamento Jovem, combinando conhecimento teórico com a prática política, em sessões plenárias simuladas, por exemplo.