Em sessão solene, CMC premiou destaques da Educação e Cultura

por Assessoria Comunicação publicado 17/10/2019 11h00, última modificação 11/11/2021 08h22

Para valorizar aqueles que tiveram atuação destacada nas áreas da Educação e da Cultura na capital, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou sessão solene nesta quarta-feira (16) para entrega do Prêmio Professor João Crisóstomo Arns a 19 homenageados. As indicações foram aprovados pelo plenário no mês de agosto e deram origem ao decreto legislativo 4/2019. A solenidade foi conduzida pelo primeiro vice-presidente do Legislativo, vereador Tito Zeglin (PDT) e a leitura dos currículos ficou com Maria Leticia Fagundes (PV).

A solenidade está disponível na íntegra pelo YouTube. A cobertura fotográfica está no Flickr da CMC.

Em saudação oficial, o segundo secretário da Câmara, Professor Euler (PSD), destacou a importância do papel dos educadores e sobre como a educação é capaz de impactar positivamente o crescimento de um país. Para ele, a educação deve sair do plano discursivo e ser prioridade dos governantes. Euler apontou a valorização dos professores e melhorias nas condições na estrutura de ensino como prerrogativas para garantia de qualidade na aprendizagem.

Após ser apresentado pelo líder do Executivo na CMC, Pier Petruzziello (PTB), o advogado e doutor em Direito do Estado, Bernardo Strobel Guimarães, em nome dos homenageados, agradeceu a honraria recebida e frisou que a educação não deve ser desperdiçada, já que se trata de uma oportunidade de engrandecimento de uma nação. Também falou sobre como um professor pode ser determinante na vida de um aluno. “Cada um sabe o papel do professor, que não é ensinar nada a ninguém, mas permitir que se aprenda”, disse. Para ele, educação é “questão de partilha” e que ser professor não é profissão, mas uma missão.

A seguir estão os homenageados e os respectivos vereadores proponentes da honraria:

Adegmar José da Silva (Candiero), indicado por Tito Zeglin (PDT); Bernardo Guimarães, por Pier Petruzziello (PTB); Celise Niero, por Alex Rato (PSD); Cynthia Maria Werpachowski, por Dona Lourdes (PSB); Daniel de Almeida, por Bruno Pessuti (PSD); Denise Gabardo, por Marcos Vieira (PDT); Edimara Zanocini, por Maria Manfron (PP); Elizabeth Marquete, por Zezinho Sabará (PDT); Jaziel Martins, por Noemia Rocha (MDB); Liliamar Hoça, por Katia Dittrich (Solidariedade).

Foram ainda homenageados: Lucimar do Carmo, por Ezequias Barros (Patriota); Marcos Schiefler Filho, por Professor Euler (PSD); Maria da Flória Colucci, por Osias Moraes (Republicanos); Mariane Lourenço, por Julieta Reis (DEM); Marisol Martinez, por Professor Silberto (MDB); Raquel Zandomenighi, por Edson do Parolin (PSDB); Tânia de Andrade, por Oscalino do Povo (Pode); Vânia Guimarães de Liz, por Tico Kuzma (Pros); e Claudio Teixeira, por Maria Leticia Fagundes (PV).