Delegada Ellen Martins é homenageada pela defesa dos direitos humanos
Vereador Leonidas Dias entregou diploma e troféu do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à delegada Ellen Victer Moço Martins. (Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou cinco homenagens durante as sessões plenárias desta semana. Nesta quarta-feira (28), por exemplo, Leonidas Dias (Pode) concedeu o diploma e o troféu do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à delegada da Polícia Civil do Paraná Ellen Victer Moço Martins, pelo "trabalho salvando vidas e combatendo o crime contra crianças e adolescentes". “Há dez dias, no último dia 18 de maio, em alusão ao Maio Laranja, tivemos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", lembrou o vereador.
Natural do Rio de Janeiro, Ellen é graduada em Direito, com especialização em Direito Público e Privado, e optou por seguir carreira no serviço público. Ela teve passagem pela Polícia Rodoviária Federal e ingressou na Polícia Civil do Paraná em 2017. À frente do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), que investiga crimes de violência psicológica, física e sexual contra crianças e adolescentes, atuou em casos de grande repercussão na imprensa e na opinião pública.
Ellen foi delegada do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), atuando principalmente no combate a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Atualmente, está lotada no 12º Distrito Policial, em Santa Felicidade, e é professora da Escola Superior da Polícia Civil. "A nossa homenageada também realiza palestras e seminários para capacitar servidores públicos, como os [...] da Fundação de Ação Social", completou Dias. O Prêmio Pablo Neruda é destinado a personalidades e entidades não governamentais. A honraria foi entregue durante sessão solene em dezembro de 2024, na qual a delegada não pôde estar presente (103.00027.2024).
Empreendedores do Butiatuvinha são congratulados na CMC
Também nesta quarta-feira, Sidnei Toaldo (PRD) homenageou dois empreendedores do bairro Butiatuvinha com os Votos de Congratulações e Aplausos. O primeiro diploma foi entregue ao casal Rodrigo Santos e Rafaela Trevisan, proprietários da Loja Tropical Life, por sua contribuição ao comércio local. Fundado há seis anos, o empreendimento "se tornou referência, contribuindo com a economia local e a geração de empregos”, destacou o parlamentar (077.00306.2025).
Na outra entrega, Toaldo homenageou as proprietárias do empreendimento Juninho Artigos e Confecções, Lidia Pianaro e Jucilei Tulio, por contribuírem há mais de 35 anos para o comércio e o desenvolvimento do bairro Botiatuvinha. A loja, assinalou o vereador, "é referência de perseverança e união familiar". “Mesmo diante dos inúmeros desafios do comércio ao longo das décadas, essa história é exemplo de resistência, empreendedorismo e contribuição concreta para o desenvolvimento econômico e social da região”, completou o autor dos Votos de Congratulações (077.00304.2025).
Renata Franco Terapia Capilar recebe Votos de Congratulações e Aplausos
Na mesma sessão plenária, Hernani (Republicanos) homenageou a empreendedora Renata Franco por sua trajetória na área da beleza e saúde capilar. “Ela se destaca como uma referência em terapia capilar”, congratulou o parlamentar. O vereador relatou que, depois de 17 anos atuando como cabeleireira, Renata resolveu se especializar exclusivamente ao cuidado da saúde do couro cabeludo.
“A Renata Franco Terapia Capilar é reconhecida pela excelência nos resultados e pelo atendimento personalizado, que respeita a individualidade de cada cliente. Com um olhar clínico, Renata utiliza tecnologias modernas e abordagens terapêuticas que tratam a raiz dos problemas capilares, proporcionando bem-estar, autoestima e transformação real”, afirmou Hernani. “Sua missão é ir além da estética: é cuidar de pessoas por meio do cuidado com o couro cabeludo e os fios”, finalizou (077.00292.2025).
3ª Roda Triciclo Brasil foi homenageada pelos 25 anos de fundação
Já na sessão desta terça-feira (27), a Delegada Tathiana Guzella (União) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao motoclube 3° Roda Triciclo Brasil pelos 25 anos de fundação. A associação foi criada por um grupo de amigos apaixonados por triciclos, viagens e ações sociais. “Mais do que um grupo de entusiastas do motociclismo, o clube é um verdadeiro exemplo de união, amizade e solidariedade, promovendo a fraternidade entre seus membros e a integração com outros grupos de motociclistas e com a sociedade em geral”, alegou a parlamentar.
O grupo atualmente conta com 22 integrantes ativos, distribuídos entre Curitiba e Ponta Grossa. Eles realizam, regularmente, campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos, além de eventos beneficentes. “A atuação da 3ª Roda vai além das estradas. Sua filosofia está baseada em valores como liberdade, superação e comprometimento com o bem coletivo, transformando a paixão por motocicletas em uma verdadeira ferramenta de transformação social”, afirmou Guzella. O diploma foi entregue ao fundador do motoclube, Dino Sandro Estradioto; ao presidente, Celso Aparecido Vidal; e aos membros Fabiano Luiz Pessini, Carlos Alberto da Silva, Vinícius Alexandre Hrentchechen da Silva, Marcelo Henrique Broska, Danny Marcelo Basílio, Amilton Costa, Pedro Goulart de Amorim, Ângelo Vidal e Orli Vieira (077.00271.2025).
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba