Eliminador de ar da tubulação de água apto para ser votado em plenário

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 18/05/2022 14h05, última modificação 18/05/2022 14h46
Proposta pretende garantir justiça entre o que é cobrado e aquilo que é efetivamente consumido.
Eliminador de ar da tubulação de água apto para ser votado em plenário

Comissão de Meio Ambiente admite projeto que regulamenta equipamento para retirada de ar em tubulação de água. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em reunião nesta quarta-feira (18), a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos admitiu proposta de lei que regulamenta a instalação de equipamento eliminador de ar da tubulação do sistema de abastecimento de água da cidade. De autoria de Professora Josete (PT), a proposição acrescenta um dispositivo à lei municipal 15.220/2018, que autoriza o Poder Executivo a estabelecer gestão associada ao Governo do Paraná sobre a prestação do serviço de abastecimento e saneamento da cidade.

O projeto de lei, em tramitação na Câmara de Curitiba (005.00127.2021 com substitutivo 031.00077.2021), leva em conta a utilidade em se dispor desse equipamento, garantindo ao consumidor ser cobrado por aquilo que efetivamente consome. No entanto, a normatização sobre o tema também objetiva dar mais segurança aos consumidores sobre a qualidades dos itens adquiridos por estes, a fim de que não se torne vulnerável o sistema de abastecimento de água. Com o parecer positivo do relator Marcos Vieira (PDT), a proposta já pode ser avaliada pelo plenário, em primeiro turno.

Saúde
A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte também teve encontro nesta quarta-feira, quando o colegiado discutiu dois projetos de lei.
Um deles, iniciativa de Professor Euler (MDB), declara de utilidade pública o grupo escoteiro Naipi e Tarobá – 235/PR (014.00042.2021). A outra utilidade pública admitida foi ao Instituto Magia da Luta (014.00050.2021), iniciativa de João da 5 Irmãos (União).

A Comissão de Saúde deliberou ainda por realizar algumas visitas, que serão agendadas nas próximas semanas. Entre elas estão diligências à UPA da Fazendinha, para acompanhar as reformas que estão sendo feitas na unidade; à Fundação Estatal de Atenção em Saúde (FEAS), para discutir a questão da contratação de médicos para o município; e a hospitais que tenham convênio com o SUS municipal, em relação a possíveis repactuações relativas aos custos advindos da pandemia da covid-19.