Eleições 2024: inscrições abertas para capacitação sobre condutas vedadas

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/05/2024 09h00, última modificação 17/05/2024 09h06
Curso é da Escola do Legislativo. A primeira aula foi em abril.
Eleições 2024: inscrições abertas para capacitação sobre condutas vedadas

No primeiro dia do evento, em abril, o tema abordado foi “Participação no Processo Eleitoral”. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

Já estão abertas as inscrições para o segundo dia do evento “Eleições 2024 – Panorama e Perspectivas”, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Dividida em três etapas, a capacitação é coordenada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, em parceria com a Procuradoria Jurídica (Projuris). O próximo encontro é no dia 23 de maio, no auditório do Anexo 2. São 100 vagas. 

A capacitação é destinada a agentes públicos, políticos, acadêmicos, magistrados, representantes da sociedade civil organizada e a população em geral. Tópicos importantes já foram abordados no primeiro dia, que teve como tema “Participação no Processo Eleitoral”, com assuntos como cidadania, voto consciente, segurança da urna eletrônica, combate à desinformação e participação das minorias. Na ocasião, a CMC recebeu a presença do presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson

Agora, no próximo dia 23, o tema da vez será “Condutas Vedadas”, com um aulão a ser mediado pela diretora jurídica de administração da Projuris, Juliana Fischer. A intenção é debater as ações proibidas em virtude da capacidade de interferir na lisura e no equilíbrio das eleições, afetando a igualdade de oportunidades entre os candidatos. Nesta data, o Legislativo vai receber o professor da UniCuritiba, Luis Gustavo de Andrade, o advogado Fabrício Carneiro e o promotor de Justiça, Régis Sartori. 

Diretor da Escola Paranaense de Direito (Epadi), Luis Gustavo de Andrade, vai tratar das “Atualidades sobre improbidades eleitorais e poder político”. Já a palestra de Fabrício Carneiro, que é consultor de Diretórios Estaduais e Municipais de Partidos Políticos, também vai abordar o mesmo tema. Por fim, Régis Sartori, da Coordenação das Promotorias Eleitorais e Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades, vai abordar as condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições de 2024. 

As inscrições para a capacitação “Eleições 2024 – Panoramas e Perspectivas” são gratuitas e podem ser feitas aqui. Ao todo, são ofertadas 100 vagas. O terceiro encontro será em junho e vai tratar da “Democracia Digital”. Para mais informações, entre em contato com a Escola do Legislativo.