Educadores, inovadores e empreendedores recebem Votos de Congratulações e Aplausos

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 25/10/2023 10h55, última modificação 26/10/2023 10h32
A honraria foi conferida a 13 profissionais e empreendimentos por iniciativa do vereador Herivelto Oliveira.
Educadores, inovadores e empreendedores recebem Votos de Congratulações e Aplausos

Por iniciativa do vereador Herivelto Oliveira, a Câmara homenageou profissionais das áreas da Inovação, do Empreendedorismo e da Educação. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Profissionais das áreas da educação, da inovação e do empreendedorismo receberam Votos de Congratulações e Aplausos em sessão solene promovida pela Câmara nesta terça-feira (24). A iniciativa da homenagem foi do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), que presidiu a cerimônia. Além dele, compuseram a mesa: o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD); Marcia Frishmann, representando todos os empreendedores presentes; Mauricio Vogue, representando os artistas homenageados; e Adriana Karam, representando os educadores.

Assista à sessão solene no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos da cerimônia no Flickr da Câmara.

Saudação

Herivelto iniciou sua saudação esclarecendo que a cerimônia de entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos a profissionais das áreas da Educação, do Empreendedorismo e da Inovação é um momento especial em que a cidade de Curitiba, por meio da Câmara Municipal, reconhece e honra as pessoas e instituições que, com seus trabalhos, prestam suas respectivas contribuições à sociedade curitibana. “Estamos homenageando professores dedicados, artistas talentosos e inovadores, empreendedores visionários que moldaram a nossa cidade e inspiraram gerações futuras”, disse Herivelto. 

O vereador lembrou que a cidade de Curitiba é conhecida por ter exercido um papel de vanguarda urbanística em alguns momentos de sua história. Nesse sentido, ele vê os homenageados como a atual vanguarda da nossa cidade, inovadores e empreendedores impulsionando a economia e desbravando novos caminhos, “e os professores que moldam mentes jovens, proporcionando-lhes alicerces para um futuro de sucesso”, enfatizou o parlamentar, que concluiu renovando seu compromisso, como vereador, e o da Câmara com os valores que os homenageados representam: educação, inovação e empreendedorismo. 

Agradecimento

Thyago Ayres, consultor, investidor, mentor de empreendedorismo e crescimento de negócios, agradeceu a oportunidade de representar os homenageados e destacou sua gratidão ao acolhimento que teve na cidade de Curitiba (onde está há mais de dez anos), à Câmara Municipal e aos amigos e mestres presentes no evento.

Em sua fala, Ayres enfatizou o papel dos segmentos dos profissionais homenageados para o futuro da cidade. “O que pode ser novo nessas áreas? Muito já foi dito e redito, reforçado. Talvez dizer que inovar é olhar pro futuro. Que empreender é construí-lo e que educar é preparar o capital humano necessário para que esse futuro aconteça”, disse o homenageado. Para ele, “em um país que é ávido por inovação, sedento por empreendedorismo e carente de educação, talvez esses três personagens (inovador, empreendedor e educador) sejam os únicos que podem nos levar além”. No final da cerimônia, foi exibido o trecho de um show da banda Denorex 80, uma das homenageadas do evento.

Homenageados

Carlos Frederico de Andrade. Empresário na área da educação, gestor de polos EaD e diretor do GPCON - Grupo de Professores e Consultores, plataforma com mais de 18 anos de atividade para divulgação de oportunidades para a carreira docente e que conta com mais de 7.000 profissionais cadastrados. Além disso, Carlos Frederico é autor do livro "Marketing: O que é? Quem faz? Quais as tendências?", que já vendeu mais de 100.000 exemplares. Atualmente, ele está à frente da Editora GPCON, criada para a publicação de livros de professores. Suas aulas e palestras já foram assistidas por mais de 120.000 alunos.

Banda Denorex 80 (Gilson Fukushima, Maurício Vogue, Rhenan Queirós, Robson Zanlucas, Rosana Stavis e Sergio Justen). Fenômeno musical do início dos anos 2000 que resgatava músicas de sucesso dos anos 1980. A banda Denorex 80 passou por um hiato, mas voltou a se apresentar em eventos e casas noturnas do Sul do Brasil. Totalizando os períodos, completa 20 anos de apresentações. No repertório da apresentação, sucessos de artistas que passam por gerações, como Balão Mágico; Xuxa; Trem da Alegria; "O Amor e o Poder", da cantora Rosana; "Sandra Rosa Madalena", de Sidney Magal; "Dá Pra Mim", do Grupo Polegar. Além de hits internacionais, como "Like a Virgin", da cantora Madonna e "Take Me On", do trio norueguês A-Ha, entre outros.

Dornelles Vissotto Jr. Homenageado em função dos 4 anos de trabalho do Condor Connect, Dornelles é professor associado da Universidade Federal do Paraná, coordenador do curso de Gestão da Inovação, que está presente em 25 estados e 6 países, além de mentor em tecnologias e Inteligência Artificial, Head da Aceleradora Condor Connect e vice-presidente do Instituto DNA da Inovação.

Fábrica da Dança (Silmara Stedile). É um projeto dedicado ao "Soul Ballet", focado no público feminino, voltado para o resgate de autoestima, da confiança e da consciência corporal por meio da dança. A responsável pelo projeto é Silmara Stedile, com uma vida dedicada à dança, dividindo seu tempo entre cursos, vivências, apresentações e viagens, como professora e coreógrafa, visando desenvolver o corpo da mulher contemporânea para o balé em sua forma de exercício e expressão artística.

Gilberto Benvenutti. Restaurador, formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Gilberto possui curso de aperfeiçoamento em nível avançado, na área de Restauro Artístico, realizado no Instituto d'arte di Firenze, em Florença, na Itália. Fundador da empresa Gaya Restauro, o profissional tem em seu currículo inúmeras obras executadas no Paraná, e também deixou seu trabalho registrado numa capela em Florença, quando frequentou o curso de aperfeiçoamento. Entre seus restauros em Curitiba, destacam-se os relativos à arte sacra, como, por exemplo: Igreja São Vicente de Paulo, Igreja Santa Terezinha, Curitiba, Igreja Santana do Abranches, Curitiba - Um dos pontos de referência dos poloneses na capital do Paraná e o Colégio Marista Paranaense.

Grupo Educacional Opet (Adriana Karam, Daniele Karam, Luciano Karam, Maria Regina V. Karam). A certificação se dá por ocasião da comemoração dos 40 anos do Grupo OPET. Fundado em 1973 pelo saudoso professor José Antonio Karam, o Opet começou como curso profissionalizante para atender às demandas do mercado. Ao longo dos seus 50 anos, o grupo formou mais de 100 mil alunos. 

Heloisa Milena Modtkoski. Bacharel em Ciências Contábeis, licenciada em Matemática, com mestrado em Educação, pela UFPR. Ministra cursos no bacharelado em Administração, Negócios Internacionais e Tecnologia. Com mais de uma década de experiência no campo educacional, ela se destaca como uma das raras profissionais capazes de proporcionar uma excelência de ensino abrangendo diversos níveis de educação, desde o ensino fundamental e médio até o ensino superior, tanto em graduação quanto em pós-graduação.

Kauana Yrina (não presente, representada por Dornelles Vissotto Jr.). CEO da aceleradora Condor Connect e Presidente do Instituto DNA de Inovação. Administradora, Especialista em Marketing, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 e mestranda em inovação. Supervisora do curso Cientista de Dados, no Centro Europeu, pesquisadora no laboratório AI Labs - Laboratório de negócios e inteligência artificial. Professora da UFPR nos cursos de extensão em Inovação e Empreendedorismo. Coautora dos livros "Abrindo o seu próprio negócio", "Educação financeira: uma abordagem participativa" e "Empreendedorismo". Mentora Sênior para fomento de startups com mentorias individuais, líder do GT de governança do município de Curitiba e consultora do Sebrae.

Kristian Capeline. Autoridade na área de Inteligência Artificial com contribuições na pesquisa e na formação de inovadores na área. Kristian Capeline, coordenador geral da Escola de Tecnologia da Universidade Positivo, do Centro de Pesquisa da U.P. e diretor de políticas educacionais da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR).

Laureci Schmitz. A homenageada é diretora geral do Colégio Estadual do Paraná. Fundado em 1846, o colégio é hoje uma das referências de ensino no estado do Paraná. São quase 5 mil estudantes matriculados nos ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de quase 500 professores e funcionários. "Todos que por aqui passaram e os que hoje, aqui se encontram, construíram e constroem a história. É bem mais de um século de trabalho e dedicação com o compromisso de oferecer sempre o melhor aprendizado aos nossos alunos".

Loja Frishmann’s (Marcia Frishmann, Benjamin Emanoil). Fundada no coração de Curitiba em 1923, a loja Frishmann’s comemora seu centenário de existência. Inicialmente a empresa era especializada em atacado e aviamentos para alfaiates, mas com os anos remodelou sua atuação, tornando-se referência no setor do vestuário masculino.

Luiz Pinheiro (presença remota, representado por Kristian Capeline). Luiz Pinheiro é coordenador da Escola de Negócios da Universidade Positivo e “head” do laboratório de Inteligência Artificial & Negócios (AiLaBs)

Thyago Ayres.  Mentor em gestão, empreendedorismo e crescimento de negócios. Educador em MBAs executivos de escolas de negócios nacionais e internacionais. Hoje lidera uma comunidade que se conecta digitalmente e em eventos pelo mundo. Investido, conselheiro de 4 empresas, colunista na Gazeta do Povo e palestrante .