Educação, feminismo e arte urbana: as bandeiras da Professora Josete

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/12/2023 10h00, última modificação 29/02/2024 12h26
Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1990, a vereadora está em seu quinto mandato na Câmara Municipal de Curitiba.
Educação, feminismo e arte urbana: as bandeiras da Professora Josete

A vereadora é natural de Curitiba e formada em Ciências Biológicas. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

“Quando você vai se reelegendo, as demandas vão aparecendo mais”, disse a vereadora Professora Josete em entrevista no programa Você me representa. Na bancada do CMC Podcasts, a parlamentar municipal, que está no seu quinto mandato consecutivo, falou como suas propostas legislativas aumentam por meio do diálogo com a população.

Natural de Curitiba, formou-se em Ciências Biológicas. Depois de lecionar em escolas municipais e estaduais, chegou à presidência do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). Foi também dirigente da CUT-PR. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1990. “De lá para cá, estamos no partido, seja nas crises seja nos bons momentos.”

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube


Nas eleições de 2020, Professora Josete assegurou uma cadeira na Câmara de Curitiba com 5.856 votos. Além da defesa dos servidores públicos municipais, a vereadora destacou outras duas bandeiras: a questão da segurança alimentar (sendo ela presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da CMC) e o feminismo. Entre seus projetos, falou sobre a proposta para organizar as filas das creches em Curitiba, a ampliação de centros de referência para mulheres vítimas de violência e a defesa da arte urbana.

Ao final da entrevista, a parlamentar defendeu mais espaço para a participação da mulher na política. Além de uma mudança cultural, ela defendeu uma divisão sexual do trabalho. “Tem muitas mulheres que acham que só os homens têm perfil para estar no parlamento, no Executivo, que só eles têm o preparo. Nós também temos!”, disse a parlamentar. “Ao mesmo tempo que [nós mulheres] desenvolvemos essa questão do cuidado, precisamos fazer com que os homens possam fazer esse papel também”, concluiu.

CMC Podcasts: um podcast para Curitiba chamar de seu

A programação do CMC Podcasts é toda voltada para a população curitibana, com o intuito de aumentar a transparência da Câmara Municipal de Curitiba. Além do Você me representa, a Diretoria de Comunicação da CMC está produzindo outros 13 programas, entre temáticos, de entrevistas e de entretenimento. Os episódios podem ser acompanhar no YouTube ou no Spotify.

Assista à entrevista com a vereadora Professora Josete no CMC Podcasts via YouTube ou Spotify