Educação admite Programa de Valorização da Vida em escolas municipais

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 21/11/2022 16h05, última modificação 21/11/2022 18h07
Com aval do colegiado, proposta está apta para votação do plenário, em primeiro turno.
Educação admite Programa de Valorização da Vida em escolas municipais

Programa de Valorização da Vida em escolas municipais encontra-se apto para votação em plenário. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou, em reunião nesta segunda-feira (21), o projeto de lei que propõe a criação na capital do Programa de Valorização da Vida, na rede municipal de ensino de Curitiba. A proposta inclui medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio por meio do fortalecimento da autoestima e de ações de desenvolvimento psicossocial (005.00130.2022). 

O projeto é de autoria do vereador Leonidas Dias (Solidariedade) e recebeu parecer favorável da Sargento Tânia Guerreiro (União). Entre as ações previstas pelo projeto estão palestras, debates, formação continuada dos profissionais da educação, assim como distribuição de cartilhas de orientação às famílias dos estudantes. Com o aval do colegiado, a matéria encontra-se apta à votação pelo plenário. 

Festival de Ópera
Outro projeto admitido pela Comissão de Educação é para inclusão, no calendário oficial de eventos de Curitiba, do Festival de Ópera do Paraná (005.00153.2022). Considerado o maior evento lírico do Brasil, o Festival de Ópera é gratuito e o único do gênero com suas peças produzidas em língua portuguesa, o que inclui a capital paranaense no circuito mundial de ópera. A proposição é uma iniciativa do vereador Mauro Ignácio (União). 

Carne de Onça
Também recebeu o aval, da Comissão de Educação, a inclusão do Festival de Carne de Onça no calendário oficial de eventos da capital (005.00175.2022). Realizado anualmente no mês de setembro, esse festival celebra o prato que já possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba (lei municipal 14.928/2016). A proposta é de autoria do Jornalista Márcio Barros (PSD). 

Toda a pauta da Comissão de Educação pode ser conferida no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Integram o colegiado os vereadores Eder Borges (PP), Amália Tortato (Novo), Carol Dartora (PT), Nori Seto (PP) e Sargento Tânia Guerreiro (União).