Educação acata informações turísticas em cinemas e novo polo gastronômico

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 17/05/2022 09h00, última modificação 17/05/2022 09h34
Comissão avaliou cinco projetos de lei, entre eles o Polo Gastronômico do Capão Raso e Novo Mundo.
Educação acata informações turísticas em cinemas e novo polo gastronômico

Comissão de Educação, Cultura e Turismo analisou cinco projetos de lei, em reunião nesta segunda-feira. (Foto: Michelle Stival da Rocha /CMC)

Em encontro nesta segunda-feira (16), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo analisou cinco projetos de lei. Entre eles, recebeu aval a proposta de Osias Moraes (Republicanos) que trata da exibição de informações turísticas sobre Curitiba nos cinemas da capital (005.00248.2021). As informações, a serem fornecidas pelo Instituto Municipal de Turismo da capital, deverão ter duração de um minuto e serem exibidas antes de cada filme. Com o parecer positivo de Sargento Tânia Guerreiro (União), já pode ser votada em primeiro turno, pelo plenário da Câmara.

Com aval de Educação, já está apto ao plenário o projeto de lei que concede o título de Cidadania Honorária de Curitiba à psicóloga Deuza Maria de Avellar (006.0004.2022), de iniciativa do vereador Ezequias Barros (PMB). Entre outros pontos, o parlamentar destaca, na justificativa da honraria, a dedicação da homenageada em ações pela valorização da família, na organização da 1ª Manifestação do Movimento Pró-Armas em Brasília, em 2020, e na atuação contra o que chama de “aparelhamento ideológico e político” do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

De acordo com o parecer positivo de Nori Seto (PP), não há impedimentos ao trâmite da matéria. Já Carol Dartora (PT) apresentou voto em separado contrário. Para a vereadora, a conduta da homenageada indicada na proposta não condiz com valores pertinentes à Comissão de Educação. No entanto, o presidente do colegiado, Eder Borges (PP), disse que o mérito da proposição deveria ser discutido em plenário.

Demais projetos
Outras proposições admitidas
por Educação tratam da criação do Polo Gastronômico do Capão Raso e Novo Mundo (005.00038.2022), iniciativa de Tito Zeglin (PDT) e da instituição de uma política pública para combater a evasão escolar (005.00241.2021), de Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo. Toda a pauta pode ser conferida no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Integram o colegiado os vereadores Eder Borges (PP), presidente, Amália Torta (Novo), vice, Carol Dartora (PT), Nori Seto (PP) e Sargento Tânia Guerreiro (União).