Educação acata proposta de ‘Disque Bullying’ em escolas

por Isabela Miranda, especial para a CMC*. — publicado 28/09/2020 17h19, última modificação 28/09/2020 17h19
36 propostas foram aprovadas na reunião da comissão desta segunda-feira (28).
Educação acata proposta de ‘Disque Bullying’ em escolas

Projeto acatado prevê que a Central 156 possa receber denúncias de bullying ocorridas entre alunos da rede municipal. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em reunião remota nesta segunda-feira (28), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo aprovou as 36 proposições da pauta de votações. Na lista, está a proposta de criação do Disque Bullying na escolas municipais, para evitar a propagação desta prática, que segue trâmite regimental na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A iniciativa precisa passar por Direitos Humanos e Serviço Público antes de ir a plenário.

Apresentado em maio ao Legislativo, o projeto prevê que a Central 156 receba denúncias de bullying entre estudantes da rede municipal e repasse as queixas para as diretorias das escolas, “sem precisar de nenhuma comprovação do fato ou mesmo que o denunciante informe dados pessoais para registrar a situação ocorrida” (005.00084.2020). A iniciativa é de autoria do vereador Zezinho Sabará (DEM).

Outras duas proposições acatadas foram de denominação de logradouros públicos como Sebastião Toaldo (009.00012.2020) e Deucacina Mota Santos (009.00014.2020), propostas, respectivamente, pelos vereadores Mauro Ignácio (DEM) e Tito Zeglin (PDT).

Todas as 33 indicações de prêmios aprovadas pelo colegiado você confere aqui. A Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC é presidida pelo vereador Geovane Fernandes (Patriota) e composta pelos vereadores Fabiane Rosa (Sem partido), Dona Lourdes (PSD), Professor Silberto (MDB) e Marcos Vieira (PDT).

Restrições eleitorais

A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTubeFacebook Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.

Revisão: José Lazaro Jr.