Pimentel diz aos vereadores que Curitiba enfrentará aquecimento global

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 01/02/2023 15h05, última modificação 01/02/2023 15h32
À frente da prefeitura enquanto Rafael Greca representa Curitiba em evento internacional, Eduardo Pimentel fez balanço de 2022 e anunciou obras na CMC.
Pimentel diz aos vereadores que Curitiba enfrentará aquecimento global

Eduardo Pimentel licenciou-se da secretaria estadual das Cidades para assumir interinamente a Prefeitura de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Estamos fazendo um dos maiores investimentos da história de Curitiba em macrodrenagem, como o reperfilamento do rio Pinheirinho na chegada dele ao rio Belém. As chuvas têm sido muito fortes, devido às mudanças climáticas, por isso temos trabalhado muito nisso. Ontem mesmo visitei ruas onde estamos implementando galerias de águas pluviais para que a gente possa dirimir ao máximo os efeitos das chuvas”, destacou, durante visita à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o prefeito em exercício da capital, Eduardo Pimentel Slaviero.

A visita de Pimentel ao Legislativo mantém a tradição do chefe do Executivo fazer um balanço da gestão aos vereadores no início de cada semestre. Como o prefeito Rafael Greca está em Portugal, representado Curitiba no evento LIDE Brazil Portugal Conference, o vice-prefeito se licenciou da função de secretário estadual das Cidades e assumiu interinamente a prefeitura neste período. Aos vereadores, apresentou números de 2022 e anunciou novas obras para a cidade, dando ênfase no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

“Estamos ampliando as equipes [que fazem a limpeza das galerias de águas pluviais], mas também pedimos à população que mantenha limpos os bueiros, para que a água possa escorrer. Essa é uma das nossas maiores preocupações e temos investido bastante nisso”, insistiu Eduardo Pimentel. Ele parabenizou Marcelo Fachinello (PSC) pela vitória na eleição para a presidência da Câmara de Curitiba, agradeceu a Tico Kuzma (Pros) pela parceria no mandato anterior da Mesa e elogiou o trabalho de Pier Petruzziello (PP) na liderança do governo desde 2017.

“Todos sabem o respeito e a amizade que nutro por cada um. Para mim, é uma honra estar aqui na CMC para a tradicional abertura dos trabalhos legislativos no ano em Curitiba completa 330 anos de existência. Temos um Legislativo legítimo e plural. Governamos juntos a cidade de Curitiba, pois por mais que os Poderes Executivo e Legislativo sejam independentes, nós compartilhamos uma causa maior, que é o nosso município. Que tenhamos um profícuo 2023, no qual possamos caminhar juntos”, desejou o prefeito interino.

Revista com balanço das ações
A Prefeitura de Curitiba distribuiu aos vereadores uma revista impressa, com 90 páginas, na qual apresenta o balanço das ações do Executivo em 2022. Em plenário, Eduardo Pimentel destacou a marca de 763,2 km de asfalto novo na cidade e prometeu que, até o final da gestão dele com Rafael Greca, todas as ruas oficiais que ainda são de saibro estarão pavimentadas.“Faltam 120 km”, disse. Também enalteceu o programa de desburocratização, que reduziu para cinco horas, em média, o tempo para abertura de uma empresa em Curitiba, quando em outros municípios esse prazo é contado em semanas.

“Curitiba está no topo da lista das cidades mais inteligentes do Brasil e é uma das mais sustentáveis do mundo”, afirmou Eduardo Pimentel, que destacou a vistoria que fez no andamento das obras do Bairro Novo da Caximba, “o maior projeto socioambiental da história recente do país, que vai atender 1,8 mil famílias”. Ele disse que este e outros projetos viários, como o novo Inter 2, o corredor Leste-Oeste e o Complexo Tarumã são “obras de grande porte, que irão estruturar a cidade para o futuro”.