Dos 38 vereadores de Curitiba, 17 foram candidatos a deputado em 2022

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 02/10/2022 17h05, última modificação 05/10/2022 11h24
Seis tentaram subir da Câmara Municipal para a Federal e onze buscaram uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2018, de 19 apenas 1 se elegeu.
Dos 38 vereadores de Curitiba, 17 foram candidatos a deputado em 2022

Em 75 anos, saíram eleitos da CMC para outros cargos 37 deputados estaduais e 7 federais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nas eleições gerais de 2022, 17 dos 38 vereadores de Curitiba disputaram vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O número é ligeiramente inferior ao de quatro anos atrás, em 2018, quando 19 parlamentares buscaram novas posições nas urnas. Naquela ocasião, apenas 1 vereador foi eleito, com Goura (PDT) saindo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para a Alep. Nos últimos 75 anos, saíram eleitos da CMC para outros cargos 37 deputados estaduais e 7 federais.

Neste ano, candidataram-se a vagas na Alep os vereadores Denian Couto (Pode), Ezequias Barros (PMB), Flávia Francischini (União), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Noemia Rocha (MDB), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Professora Josete (PT) e Ana Júlia (PT) - sendo que ela, neste momento, ocupa o posto de Renato Freitas (PT), cuja cassação está em discussão judicial, com a CMC aguardando notificação da Justiça sobre o caso. A Assembleia Legislativa do Paraná é composta por 54 deputados estaduais.

Já para a bancada paranaense na Câmara Federal, que é composta por 30 deputados, concorreram Carol Dartora (PT), Eder Borges (PP), Pier (PP), Professor Euler (MDB), Sargento Tânia Guerreiro (União) e Tico Kuzma (Pros). Cada estado brasileiro tem uma quantidade diferente de representantes na Câmara Federal, baseada no tamanho da população aferida pelo Censo, dividida pelo número de vagas, que é de 513. É por isso que o Paraná tem 30; São Paulo, 70; e o Tocantins, 8, por exemplo.

Se um, dois ou mais vereadores-candidatos forem eleitos neste ano, eles continuarão desempenhando seus mandatos na Câmara de Curitiba até serem empossados na Alep ou na Câmara Federal. Para os seus lugares no Legislativo da capital do Paraná serão chamados os suplentes dos partidos pelos quais eles foram eleitos, seguindo a ordem divulgada pela Justiça Eleitoral