Vereadora propõe dia para valorizar trabalho da motogirl
*O projeto de lei foi arquivado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 7 de outubro.
Projeto de lei que prevê a comemoração do Dia Municipal da Motogirl em Curitiba, na data de 30 de julho, foi apresentado pela vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A iniciativa tem como objetivo valorizar a atividade desempenhada pelas mulheres que trabalham com o uso de motos nos serviços de entrega, transporte de documentos, mercadorias e deslocamento de pessoas (005.00496.2025). 
De acordo com o texto do projeto, as motogirls desempenham um papel essencial para o desenvolvimento urbano de Curitiba. Responsáveis por serviços que vão desde entregas e transporte de documentos até o deslocamento de pessoas, essas profissionais garantem eficiência, dinamismo e fortalecem a economia local. O reconhecimento busca evidenciar a importância de sua atuação para o bom funcionamento da cidade e para diversos setores da sociedade.
Segundo a vereadora, ao instituir a data comemorativa no município, além de valorizar as motogirls, também ocorrerá um estímulo à inclusão dessa profissão nas políticas públicas de seguranças e direitos trabalhistas. “Apesar da crescente presença feminina no segmento, a profissão ainda é marcada por desafios como a falta de visibilidade, desigualdade de oportunidades, preconceitos de gênero e condições de trabalho muitas vezes precarizadas”, acrescentou a Delegada Tathiana na justificativa do projeto.
O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.
Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Marcio Alves da Silva.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba