Vereadora propõe dia para valorizar trabalho da motogirl

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kummer** — publicado 04/09/2025 10h20, última modificação 02/12/2025 15h03
Iniciativa da Delegada Tathiana quer valorizar o trabalho desempenhado pelas profissionais de serviços de entrega em Curitiba.
Vereadora propõe dia para valorizar trabalho da motogirl

Motogirls podem ter data comemorativa no dia 30 de julho em Curitiba. (Foto: Freepik)

*O projeto de lei foi arquivado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 7 de outubro.

Projeto de lei que prevê a comemoração do Dia Municipal da Motogirl em Curitiba, na data de 30 de julho, foi apresentado pela vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A iniciativa tem como objetivo valorizar a atividade desempenhada pelas mulheres que trabalham com o uso de motos nos serviços de entrega, transporte de documentos, mercadorias e deslocamento de pessoas (005.00496.2025). 

De acordo com o texto do projeto, as motogirls desempenham um papel essencial para o desenvolvimento urbano de Curitiba. Responsáveis por serviços que vão desde entregas e transporte de documentos até o deslocamento de pessoas, essas profissionais garantem eficiência, dinamismo e fortalecem a economia local. O reconhecimento busca evidenciar a importância de sua atuação para o bom funcionamento da cidade e para diversos setores da sociedade.

Segundo a vereadora, ao instituir a data comemorativa no município, além de valorizar as motogirls, também ocorrerá um estímulo à inclusão dessa profissão nas políticas públicas de seguranças e direitos trabalhistas. “Apesar da crescente presença feminina no segmento, a profissão ainda é marcada por desafios como a falta de visibilidade, desigualdade de oportunidades, preconceitos de gênero e condições de trabalho muitas vezes precarizadas”, acrescentou a Delegada Tathiana na justificativa do projeto.

O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.

Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC.

Boiler tramitação projetos

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Marcio Alves da Silva. 

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques