Dia do Trabalho é tema de seminário

por Assessoria Comunicação publicado 28/04/2005 17h05, última modificação 21/05/2021 16h08
O Dia do Trabalho não vai passar em branco na Câmara de Curitiba. Atendendo proposta do presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos da Cidadania, vereador Valdenir Dias (PTB), será realizado nesta sexta-feira (29)  seminário sobre o Dia do Trabalho. A abertura oficial está marcada para as 9h, no auditório do Anexo II do Legislativo municipal.
Segundo o parlamentar, “O Dia do Trabalho” é essencialmente importante, porque é nesta data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e buscar o progresso da humanidade. Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende de engenheiros, médicos, advogados, padeiros, pedreiros e agricultores”.
Ao comentar sua iniciativa, Valdenir Dias relembra a história: “No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, grevistas entraram em choque com a polícia. Explodiu uma bomba e morreram quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados no ano seguinte. Em junho de 1889, os socialistas, reunidos em Paris para fundar a II Internacional, aprovaram resolução de consagrar o dia 1º de maio de todos os anos como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória às vítimas de Chicago. A iniciativa se propagou lentamente, a princípio encontrando resistência das autoridades, que perseguiam politicamente os manifestantes, mas aos poucos se consolidou. Hoje, sob a designação de Dia do Trabalho, as comemorações acontecem em quase todos os países do mundo, com pequenas variantes quanto à data. No Brasil, o data foi institucionalizada com o Estado Novo, em 1938, e declarado feriado nacional pelo governo do presidente marechal Eurico Gaspar Dutra.
Programação
Após a abertura oficial, com pronunciamento do vereador Valdenir Dias, haverá palestra do delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, às 9h30, sobre Emprego no Paraná. Em seguida, às 10h30, serão entregues os certificados aos trabalhadores homenageados. O encerramento está previsto par as 11h30.