Dia do Artesão é comemorado na Câmara de Curitiba

por João Cândido Martins | Revisão: Brunno Abati* — publicado 22/03/2023 16h55, última modificação 23/03/2023 08h59
A data instituída em 2002, pela ex-vereadora Julieta Reis, continua sendo celebrada pelo vereador Rodrigo Reis.
Dia do Artesão é comemorado na Câmara de Curitiba

Sessão solene foi realizada na tarde de terça-feira, no auditório da Câmara de Curitiba. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nessa terça-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma solenidade em comemoração ao Dia Municipal do Artesão. A iniciativa da homenagem foi do vereador Rodrigo Reis (União), que presidiu a sessão. De acordo com ele, a data foi instituída no calendário oficial do município por iniciativa de sua mãe, a ex-vereadora Julieta Reis, autora do projeto que se tornou a lei 10.477/2002. “A Feira do Artesanato do Largo da Ordem é o maior ponto turístico de Curitiba, reunindo em determinados domingos algo em torno de 35 mil pessoas, um número maior de pessoas que comparecem ao Jardim Botânico nos mesmos dias”, disse o vereador.

Compuseram a mesa o vereador Rodrigo Reis (União), proponente da solenidade; Julieta Reis, ex-vereadora e mãe do vereador Rodrigo Reis; vereador Mauro Bobato (Pode); Almir Bonato, representante do vice-prefeito Eduardo Pimentel; Inês Justina Miola, coordenadora das feiras de bairro do Instituto Municipal Curitiba Turismo (IMT), representando Tatiana Turra Korman, presidente do IMT; André Comin, também do IMT; Vilmar Maikawa, chefe de gabinete; Suzane Farah, assessora da deputada estadual Flávia Francischini; Tangrian Tânia dos Santos, gerente do Departamento de Artesanato do IMT. Também esteve presente o vereador Osias Moraes (Republicanos). 

Tradição na CMC
Rodrigo Reis iniciou sua saudação aos homenageados, lembrando que a data foi criada com a aprovação da lei 10.477/2002, que instituiu o Dia Municipal do Artesão. “A gente faz questão de homenagear todos os anos os artesãos que atuam nas diversas feiras de artesanato, porque o reconhecimento é importante”, esclareceu o vereador. Ele disse que um dos principais motes de seu mandato é o de levar melhorias às feiras. “A proposta é levar melhores condições de trabalho para que vocês possam divulgar sua arte e crescer profissionalmente por meio das vendas nas feiras. Muitos iniciaram vendendo artesanato nas nossas feiras e, hoje, são empresários bem sucedidos em nossa cidade, pessoas que começaram fazendo acabamento de berço e hoje têm lojas de móveis”, destacou Reis.

Um dos objetivos de Reis, por exemplo, é o de reativar a Feira de Artesanato da Praça da Ucrânia. Sobre a Feira de Artesanato do Largo da Ordem, o vereador declarou que está ao lado dos artesãos e é necessário que os comerciantes locais entendam as demandas da feira, evento que gera benefícios a esses comerciantes, de acordo com ele. “Nós somos a favor da barraca, desde que o feirante concorde com o tipo de barraca. Nós queremos um modelo de barraca de boa qualidade, mas, ao mesmo tempo, nós queremos uma barraca que seja funcional para o feirante. Não é o arquiteto do Ippuc [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba] que vai trabalhar nessa barraca e, sim, o feirante”, declarou.

Outra demanda que ele salientou sobre a Feira do Largo da Ordem é a liberação de mais vagas de estacionamento para atender o evento. “Hoje, há um problema no prolongamento da rua Kellers, porque fecharam a rua Dr. Muricy, que tinha 5 estacionamentos. Fecharam a rua sem conversar com ninguém”, reclamou. Outra questão trazida por Reis foi a necessidade de um ponto de ônibus da Linha Turismo. “A Setran já nos atendeu ao liberar os estacionamentos na rua 13 de Maio. O frequentador ia à feira, comprava um artesanato por R$ 80 e pagava R$ 200 de multa”, informou o parlamentar. Ainda, segundo ele, a abertura do corredor da feira, a presença de uma ambulância, os novos e adequados banheiros químicos (que sejam de acesso gratuito para os feirantes) e uma praça de alimentação no final da feira são outros temas que se configuram como demandas urgentes dos feirantes. 

“Fizeram história”
Julieta Reis, a ex-vereadora que propôs a criação do Dia Municipal do Artesão, agradeceu a presença de todos e disse que, embora não esteja mais exercendo o mandato de vereadora, tem a oportunidade de continuar acompanhando os fatos relativos às feiras, pois seu filho Rodrigo Reis foi eleito vereador. Ela homenageou especificamente duas feirantes. “Quando eu era coordenadora da Feira, assinei a licença da Elizabeth Menezes, a Bahiana, uma das pessoas mais antigas da Feira de Artesanato do Largo da Ordem". Outra feirante que recebeu um elogio especial por parte de Julieta foi Julia, ainda em ativa na feira, aos 91 anos. “Elas são parte da história dessa feira, que começou nos anos 7190, quando o então prefeito Jaime Lerner resolveu dinamizar o Centro Histórico”, disse Julieta.

Para a ex-vereadora, inicialmente, a Feira da Ordem, que completa 50 anos de atividades em 2023, representava uma forma de divulgar o trabalho dos artistas do artesanato, mas, quando sobreveio a crise econômica dos anos 1980, ela passou a ter uma importância econômica. “Muitas pessoas conseguiram reforçar seus orçamentos durante aquela crise em função do seu trabalho na feira”, ressaltou Julieta. Ela disse que sua história política está intrinsecamente ligada à feira e sua primeira candidatura teve origem com o apoio dos feirantes. “Sempre tive esse apoio e, nesses 50 anos da Feira de Artesanato do Largo da Ordem, foram muitas lutas por melhorias. Agradeço muito a todos vocês, artistas que merecem essa homenagem”, finalizou. 

O vereador Mauro Bobato (Pode) congratulou todos os homenageados pela passagem do Dia Municipal do Artesão. Ele disse que antes de se tornar vereador, quando ainda era, segundo suas palavras, um “piá do Umbará”, via Julieta Reis com um certo distanciamento, mas o convívio com a vereadora, seu respeito pelos colegas, seu conhecimento político e a amizade que ela tinha por seu pai, o ex-vereador Bobato, passou a admirar Julieta e se sentiu muito feliz ao saber que Rodrigo, seu filho, havia sido eleito vereador. “Por meio do Rodrigo, o trabalho de Julieta com as feiras pode ter continuidade. Devemos sempre valorizar esse patrimônio da cidade que é a Feira de Artesanato do Largo da Ordem”, afirmou o vereador.

Retomada pós-pandemia
Tangrian Tânia dos Santos, gerente do Departamento de Artesanato do IMT, agradeceu ao vereador Rodrigo Reis pela realização da homenagem e à ex-vereadora Julieta Reis por ter tomado a iniciativa de criar a data em 2002. “Achamos importante da coordenação das feiras estar aqui. Eu estive na Feira do Largo no último domingo com os jornalistas do Partiu Band News. que vão fazer um programa sobre a feira. O jornalista da Band News disse já ter frequentado várias feiras em todo o mundo e que a nossa era uma das mais organizadas. Ouvir essas palavras foi muito gratificante”, disse Tangrian. Ela lembrou que, nos últimos anos, não houve essa comemoração em virtude da pandemia, mas a retomada tem sido bem sucedida. “Coordenar as feiras de artesanato me fez aprender a história de vida que cada um traz na mão. Quero parabenizar cada um de vocês por tudo que vocês nos ensinam”, concluiu Tangrian.

Almir Bonato, representando o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou a importância das feiras de artesanato em Curitiba. “Sou servidor de carreira há 29 anos e foram muitas as vezes em que estive na companhia da ex-vereadora Julieta Reis em visitas a bairros de Curitiba. É sempre um prazer revê-la”, disse Bonato. Ele trouxe um abraço de Eduardo Pimentel e parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido nas feiras. Vilmar Maikawa, chefe de gabinete da deputada Flávia Francischini, também se manifestou, declarando que os feirantes podem contar com o apoio da deputada.

Homenageados
Foram homenageados na CMC Ariadne Juliana Costa; Aldani Ventura; Adriana Metzer; Ana Carolina Kowaks de Lima; Ana Paula Brumesnauer; Aniele Isolde; Cássia Calavari; Célia Mara Scarabah; daniel da Silveira; Cláudio Calvo da Silva; Daniel da Silveira; Débora Márcia de Souza; Erivaldo do Nascimento; Estelita Maria dos Santos Lima; Gilmar Candeia; Irene Macovarro; Ivone Bruschz Neves; Jerson Rodarte; João Carlos Carneiro; Josane Farago de Oliveira França; José Inácio Piragis; Adriane Eulália; Joslaine Melo Moreira; Julia Patashi; Jussara Maria Rodrigues; Juvelino Quevedo; Lincon Polycarpo; Luciane da Silva Mendes; Lufero Roque; Lurdes Helfer; Madalena Martins de Oliveira; Manoel Vidigal; Mara Regina Antunes Pereira; Marco Aurélio Rodrigues; Marcos Vieira Barreto; Marcos Johannes Müller; Maria Araújo Barreto Regazzo; Marins Delabona; Marlei Mota da Silva; Maria das Graças; Faye Ndiaga; Regina Salomé Guitarri; Richard Poppe; Roberto de Sá; Rose Maria Durigan da Luz; Roseli Carbelini Trindade; Sandra Mara Correia da Luz; Santina Ramos Hartwing; Sileny Ribeiro Arantes; Silmara Aparecida Carvalho; Silvia Lúcia Farias Peres; Sueli Kobayashi Tuletzki; Suzana Ribeiro da Fonseca Martins Beal; Tatiana Melissa Etzel Costa e Vanderlei Lourenço Ribas.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba