Dia da Doação de Órgãos: CMC pede iluminação especial no Jardim Botânico

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/09/2023 17h20, última modificação 22/09/2023 09h28
Vereadores endossaram duas sugestões de Marcelo Fachinello para Curitiba fazer parte de campanha nacional de doação de órgãos.
Dia da Doação de Órgãos: CMC pede iluminação especial no Jardim Botânico

Monumentos nacionais e a sede da CMC serão iluminados de verde. Ideia é ter o Jardim Botânico na campanha. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Fachinello - Federação Paranaense de FutebolNa semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos, que é celebrado em 27 de setembro, a sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estará iluminada na cor verde, em apoio à campanha nacional de conscientização sobre o tema. Para engajar mais pessoas na causa social, a CMC aprovou, na quarta-feira, o envio de duas sugestões para a Prefeitura de Curitiba. “A ideia é reforçar a importância da doação de órgãos e lembrar o número de vidas que podem ser salvas. Um doador de órgãos pode salvar até dez vidas e ajudar uma centena de pessoas”, destacou Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC, em plenário.

Fachinello é o autor das duas indicações aprovadas pelo plenário, sugerindo que a Prefeitura de Curitiba, a exemplo do Palácio Rio Branco, ilumine o Jardim Botânico na cor verde no Dia Nacional da Doação de Órgãos (205.00359.2023), além de realizar campanhas para ampliar a compreensão das pessoas sobre a importância de ser doador de órgãos (205.00358.2023). “Lembrar a população de que a doação de órgãos é fundamental para a manutenção e crescimento do número de transplantes no Brasil”, destacou o parlamentar.

“O Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA, mas ainda temos 60 mil pessoas aguardando na fila do transplante”, alertou Fachinello. O vereador sugeriu que, nessa campanha do Executivo, nas redes sociais e nos ônibus, por exemplo, seja destaque a lei municipal 14.880/2016, que dispensa o pagamento de serviço funerário municipal os familiares que comprovarem a doação de órgãos de parentes sepultados em Curitiba. “O Paraná já é referência em doação de órgãos no Brasil, mas sempre podemos evoluir”, disse o parlamentar. As sugestões serão convertidas em ofícios da CMC e depois enviadas à Secretaria de Governo.