Dia da Bike, audiência pública e mais notas de 1º de junho

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 01/06/2022 13h35, última modificação 01/06/2022 13h44
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Dia da Bike, audiência pública e mais notas de 1º de junho

Notas da sessão plenária do dia 1º de junho de 2022. (Arte: Arquivo/CMC)

Dia da Bike I*
Por ocasião do Dia Mundial da Bicicleta, comemorado em 3 de junho, o vereador João da 5 Irmãos (União) divulgou a programação especial oferecida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Será uma semana de passeios ciclísticos por toda a cidade e região metropolitana. “As comemorações terminam no domingo, dia 5 de junho, com um passeio destinado a pessoas com deficiência visual, mostrando que o ciclismo, além de promover a inclusão e a saúde, contribuiu com a cidade em vários aspectos”, destacou.

Dia da Bike II*
Parabenizo toda equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, na figura do secretário Carlos Eduardo Pijak Jr. e dos diretores Helton Stais e Jean Emmanuel Kulcheski, pela forma pró-ativa que vem sendo conduzida a secretaria”, completou João da 5 Irmãos. O parlamentar ainda frisou o trabalho que vem sendo realizado para atendimento, até o ano de 2025, do Plano de Estrutura Cicloviária do Município, estabelecido pelo decreto 1418/2019, o qual prevê a ampliação da malha cicloviária em Curitiba.

Audiência pública*
Flávia Francischini (União) reforçou o convite para a audiência pública sobre “Capacitação e Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”. A atividade será nesta quinta-feira (2), às 14 horas, no plenário da Câmara de Curitiba (saiba mais). “Todos sabem o quanto defendo a bandeira dos deficientes e fico muito feliz porque sei que os vereadores têm abraçado cada vez mais a causa e os projetos. Através de vocês temos encontrado respaldo e abertura quando trazemos esse assunto de relevância. Temos que discutir a capacitação e a empregabilidade dessas pessoas”, completou.

Homenagem à Femoclam
Oscalino do Povo (PP), Tico Kuzma (Pros) e outros vereadores recepcionaram em plenário o presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam). Ele convidou para a solene em homenagem aos 36 anos de fundação da entidade. O evento será no dia 22 de junho, a partir das 18 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

Registros em plenário
Ezequias Barros (PMB) destacou que as atividades da Semana Municipal de Prevenção às Drogas ocorrerão entre os dias 13 e 18 de junho. Nori Seto (PP) ressaltou a realização, neste sábado (4) e domingo (5), da 30ª edição do Imin Matsuri, o Festival do Imigrante Japonês, paralisado por dois anos em função da pandemia da covid-19. A atividade será no centro de eventos do parque Barigui.

Transporte público*
O vereador Dalton Borba (PDT) protocolou dois requerimentos que fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar indaga,
numa dessas proposições, sobre a frota e as garagens do sistema de transporte público municipal (062.00376.2022). Na outra, ele pergunta sobre a existência de estudos para a revitalização e a modernização dos terminais de ônibus do sistema (062.00377.2022).

Servidores públicos*
Requerimento de iniciativa da bancada de vereadores do PT solicita informações à Prefeitura de Curitiba e à Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal sobre o regime trabalhista dos servidores públicos municipais (062.00378.2022).

Moradia popular I*
Informaç
ão sobre o Bairro Novo da Caximba é o tema de requerimento da bancada de vereadores do PT à Prefeitura de Curitiba e à Companhia de Habitação Popular (Cohab). Os vereadores pedem esclarecimentos quanto ao número de pessoas cadastradas e já realocadas na região, bem como os projetos de habitação e moradias para atendimento de novas famílias (062.00379.2022).

Moradia popular II*
Outro pedido de informações, apresentado por Marcos Vieira (PDT), solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a existência de programa de regularização fundiária em andamento na capital (062.00380.2022).

Nota de pesar*
Requerimento do vereador Tito Zeglin (PDT) manifesta pesar pelo falecimento do reitor emérito da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, falecido no último domingo (29), aos 81 anos de idade (078.00033.2022).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva