Desembargador receberá título de Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 13/02/2006 16h30, última modificação 07/06/2021 18h10
O desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto será homenageado na Câmara de Curitiba com o título de Vulto Emérito. A proposta é do vereador Ney Leprevost (PP). O homenageado nasceu em Curitiba. Ingressou no serviço público em 1955, tendo exercido o cargo de auxiliar Judiciário nos tribunais de Justiça e Regional Eleitoral.
Segundo o parlamentar, o desembargador formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1962, tendo advogado por 8 anos. Ingressou na magistratura em 1970 e exerceu o cargo de juiz de Direito nas comarcas de Guaíra, São Mateus do Sul e União da Vitória, onde permaneceu até sua promoção ao cargo de juiz de Direito substituto da Comarca de Curitiba em 1981. Promovido ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada em 1988, foi nomeado ao elevado cargo de desembargador do Tribunal de Justiça em 1995.
É professor da Escola da Magistratura, palestrante em várias capitais brasileiras, participou de seminários e comissões na área jurídica. Em 1945, a Justiça Eleitoral foi reinstalada por Getúlio Vargas, após ser extinta por ele mesmo em 1937. No Paraná, o primeiro presidente a assumir o TRE foi o desembargador Clotário de Macedo Portugal. Quase 61 anos depois, Clotário de Macedo Portugal Neto assumiu o mesmo cargo ocupado pelo avô. Seu pai também foi desembargador e juiz eleitoral.
"Magistrado em final de carreira, com longa folha de serviços prestados à sociedade, Clotário de Macedo Portugal Neto é cidadão curitibano com história de vida merecedora das mais elevadas distinções, como o título de Vulto Emérito de Curitiba, sua cidade natal e na qual sempre viveu", argumenta Leprevost.