Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente inaugura Tribuna Livre em 2023

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 03/02/2023 10h55, última modificação 03/02/2023 10h55
Convidado por Alexandre Leprevost, o delegado Guilherme Luiz Dias explicará aos vereadores a atuação da DPMA.
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente inaugura Tribuna Livre em 2023

A proteção animal é uma das frentes de atuação da Delegacia de Meio Ambiente. (Foto: Valdecir Galor/SMCS)

Na primeira Tribuna Livre de 2023, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberá, durante a sessão plenária da próxima quarta-feira (8), o delegado Guilherme Luiz Dias, que coordena a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Paraná. O convite partiu do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) e será uma oportunidade para os parlamentares da CMC conhecerem a atuação da DPMA na área de proteção animal (076.00003.2023).

“Queremos saber mais sobre a operação da DPMA que, no dia 19 de janeiro deste ano, resgatou mais de 300 animais de uma residência em Curitiba. A ênfase do convite é esta operação, mas acredito ser importante os vereadores terem essa visão global da Delegacia do Meio Ambiente, para conhecermos as dificuldades e as preocupações de quem trabalha nesta área”, explicou Leprevost, na justificativa do requerimento. 

Antes de coordenar a DPMA, o delegado Guilherme Luiz Dias atuou no Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos, da Divisão de Combate à Corrupção e na Delegacia de Estelionato. Ele é graduado em Direito e concluiu pós-graduação em Análise Estratégica de Segurança Pública e em Cenários Contemporâneos de Segurança Pública. A Tribuna Livre será transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube. No ano passado, a CMC realizou 25 encontros desse tipo, quando uma pessoa da sociedade civil é convidada a falar aos vereadores durante a sessão plenária.

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas nesse espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2022.