Defensores da ecologia são homenageados

por Assessoria Comunicação publicado 28/06/2007 17h20, última modificação 16/06/2021 10h40
A Câmara de Curitiba entregou, nesta quarta-feira (27), o Prêmio Ecologia e Ambientalismo às personalidades e organizações não-governamentais que se destacaram em 2006, com ações a favor do meio ambiente e dos interesses ecológicos. A sessão foi dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e teve Roberto Hinça (PDT) como mestre-de-cerimônias.
Ao proferir o discurso de saudação, o vereador Angelo Batista (PP) destacou que o mundo precisa que todos tenham em mente ações voltadas para a preservação da natureza. “Assusta-me admitir que o aquecimento global é um fato, pois informações recentes dão conta que o hemisfério norte, constituído de 40,4% de mar glacial e 14,4% do continente da Antártida são praticamente gelo, tornando o aquecimento na biosfera gravíssimo", afirmou Batista.
Segundo o parlamentar, "esta situação é gerada quase exclusivamente pela ação humana, como a industrialização e o desmatamento indiscriminado, por exemplo, responsável por mudanças climáticas, com o excessivo aquecimento global”, disse.
Concluiu seu pronunciamento ressaltando que os 38 componentes da Casa sentiam-se honrados em homenagear aqueles que trabalham para preservar o planeta.
Conscientização
No agradecimento, em nome de todos os homenageados, Marcos EliasTraad da Silva afirmou Curitiba é uma das capitais mais justas em questões ambientais. “Isso é decorrência dos bons administradores, que deixam de lado a vaidade pessoal, pensando no bem da comunidade”, afirmou.
Destacou, ainda, as ações da Casa, com a proposição de inúmeros projetos para a conscientização da população em prol da natureza. As matérias apresentadas estão voltadas para a preservação do meio ambiente, biodiversidade e ecossistemas. “Essas atitudes têm que ser de todos e temos que fazer parte da cultura da alfabetização ecológica”, ressaltou. Traad lembrou, ainda, as notícias alarmantes sobre o planeta, dizendo que a destruição da flora e da fauna está ocorrendo de forma muito rápida. Agradeceu a cada um dos vereadores e ao presidente Derosso pela homenagem e parabenizou todos os premiados por suas atitudes ecológicas. Concluiu dizendo que o destino do planeta está nas mãos de cada um de nós.
Homenageados
Além de Traad, foram homenageados a Agência de Desenvolvimento Comunitário (ADC); a Companhia Brasileira de Bebidas (Ambev), Antonio José de Araújo, Brasil Soka Gakkai Internacional, Cleverson Vitório Andreoli, Clube de Pesca Vêneto, Eduardo Marone, Elzo Ferreira, Embafort Embalagem Industrial Ltda, Giácomo Calusi, Liga Ambiental, Loba do Mar Consultoria Despachante e Cursos Náuticos Ltda, Luis Carlos Ribeiro Machado, Luiz Antônio Corrêa Lucchesi, Maria Alice Soares Consalter, Mario Sergio Raseira, Oswaldo Euclydes Aranha, Paulo da Cunha Lana, Soraya Fonseca Simon, Wandernelson Gonçalves, Francisco Lothar Paulo Lange Junior e Roberto Gava.
Presenças
Compareceram à sessão o deputado estadual Rui Hara (PSDB), o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro - Vitor Hugo Zanette; o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto; Estefano Ulandowski, da Associação Comercial do Paraná; Rosy Oliva, da Fundação de Ação Social, os vereadores Tito Zeglin (PDT), Jairo Marcelino (PDT), Dona Lourdes (PSDB), Sérgio Ribeiro (PV), André Passos (PT), Aldemir Manfron (PP) e Aladim Luciano (PV).