Dalton Borba é reeleito para a presidência do Conselho de Ética da CMC

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 07/03/2023 16h45, última modificação 07/03/2023 16h54
Após ser eleito por aclamação, Borba lembrou o caso do ex-vereador Renato Freitas e pediu comportamento técnico, sem “ideologia ou partidarismo”.
Dalton Borba é reeleito para a presidência do Conselho de Ética da CMC

Eleição da presidência do Conselho de Ética foi transmitida ao vivo pelo YouTube da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (7), após a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) se reuniram e decidiram, por aclamação, reconduzir Dalton Borba (PDT) à presidência do CEDP durante o ano de 2023. O vice-presidente será o vereador Eder Borges (PP), repetindo a composição que dirige o conselho desde 2021, no início da legislatura.

“Eu quero dizer que o Conselho de Ética, como não poderia deixar de ser, é eminentemente técnico. Aqui não tem lugar para ideologia, partidarismo, para coisa nenhuma. Aqui é o lugar da técnica e foi nesse molde que a gente conduziu o processo emblemático do ex-vereador Renato Freitas. Eu espero que a gente possa continuar nessa mesma mecânica”, disse Dalton Borba, no seu primeiro pronunciamento após a reeleição.

O CEDP foi o colegiado que teve a maior renovação de membros em relação aos anos anteriores, considerando as dez comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Dos nove membros anteriores do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, apenas três continuaram como titulares em 2023, resultando em uma renovação de 66% - Borba, Borges e Marciano Alves (Solidariedade). Os novos são Angelo Vanhoni (PT), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Professor Euler (MDB), Rodrigo Reis (União) e Zezinho Sabará (União).

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (titular - suplente)
Angelo Vanhoni (PT) - Giorgia Prates Mandata Preta (PT)
Dalton Borba (PDT) - Sidnei Toaldo (Patriota)
Eder Borges (PP) - Pier Petruzziello (PP)
Jornalista Márcio Barros (PSD) - Hernani (PSB)
Marcos Vieira (PDT) - Bruno Pessuti (Pode)
Pastor Marciano Alves (Republicanos) - Herivelto Oliveira (Cidadania)
Professor Euler (MDB) - Salles da Fazendinha (DC)
Rodrigo Reis (União) - Sargento Tânia Guerreiro (União)
Zezinho Sabará (União) - Sabino Picolo (União)