Curitiba terá semana com atividades de prevenção ao suicídio

por Assessoria Comunicação publicado 22/10/2019 14h40, última modificação 11/11/2021 07h29

Por iniciativa de Oscalino do Povo (Podemos), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão desta terça-feira (22), projeto de lei que institui no calendário oficial de Curitiba a Semana de Intervenção pela Vida - Viver é a Melhor Opção (005.00106.2018 com o substitutivo geral 031.00069.2018). A atividade deverá ser realizada anualmente na semana que contemple o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com o vereador, a semana vai integrar as atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, quando serão realizadas campanhas de conscientização sobre a importância da valorização da vida, além de outras ações que alertem a sociedade sobre o assunto: debates sobre as possíveis causas; quais são os principais sintomas e comportamentos que justificam uma intervenção precoce; e estimular projetos educativos.

Oscalino do Povo chamou a atenção para o “aumento considerável” no número de suicídios. Conforme dados recebidos da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o estado registrou, entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, 701 casos. Já na capital, no mesmo período, foram 252 notificações de suicídio. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos. E conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os aSemana de Intervenção pela Vida - Viver é a Melhor Opção nos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos”.

Um vídeo do Centro de Valorização da Vida (CVV) foi apresentaSemana de Intervenção pela Vida - Viver é a Melhor Opção do aos vereadores e transmitido pelas redes sociais da CMC com orientações de especialistas na área sobre o que não fazer e como ajudar. Ao todo, nove vereadores pediram a palavra para declarar apoio ao projeto, reconhecer a importância do tema e a necessidade de o Poder Público ampliar as políticas públicas na área da saúde mental.

Outros projetos
Ainda na sessão de hoje, os vereadores aprovaram proposta de lei (014.00018.2019) que concede utilidade pública para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - PR). A iniciativa foi do vereador Jairo Marcelino (PSD). Ele explicou que a organização é de cunho associativo empresarial e tem por missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), “facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País”.

“É uma entidade nacional, criada há mais de 20 anos e que representa atualmente mais de um milhão de empresas. Um setor que gera 6 milhões de empregos e é responsável por 2,4% do PIB”, completou o parlamentar, que agradeceu a presença da presidente do Conselho Administrativo da entidade no Paraná, Jilcy Mara Joly Rink, mãe do vereador Paulo Rink (PL), que se absteve da votação.

Diversos vereadores declararam apoio à utilidade pública e elogiaram a gestão de Jilcy à frente da entidade. “Esta declaração mostra que entidade é séria, faz um bom trabalho está sendo bem administrada”, reconheceu Tito Zeglin (PDT). “Fazem trabalho social de ensino da gastronomia junto às escolas municipais, de forma didática e motivadora”, completou Julieta Reis (DEM).

O último projeto da pauta foi acatado e homenageia o arquiteto, professor e músico Homero Luiz Réboli (009.00015.2019), falecido em junho de 2018, que “emprestará” seu nome a um logradouro de Curitiba. A honraria foi uma iniciativa dos vereadores Dona Lourdes e Colpani, ambos do PSB.

Colpani utilizou a tribuna para falar dos  “mais de mil projetos” arquitetônicos elaborados por Homero, sua atuação na música, tendo participado de programas de rádio e TV, além dos seus  30 anos de magistério na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Leia aqui outras informações sobre o legado de Homero Luiz Réboli).