Campanha quer evitar acidentes no trânsito com animais domésticos

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/02/2025 09h55, última modificação 12/05/2025 16h16
A iniciativa de criação da campanha “Eu Freio para Animais” é da vereadora Andressa Bianchessi e tem por objetivo evitar acidentes envolvendo animais domésticos e silvestres.
Campanha quer evitar acidentes no trânsito com animais domésticos

Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) indicam que cerca de 300 mil animais são atropelados anualmente no Paraná. (Foto: Arquivo/CMC)

As comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começam a analisar, em breve, um projeto de lei que propõe a criação da campanha permanente "Eu Freio para Animais". A iniciativa visa conscientizar motoristas e pedestres sobre a segurança dos animais no trânsito e intensificar as ações educativas durante o mês de maio, em paralelo ao movimento Maio Amarelo.

O texto define segurança dos animais no trânsito como o conjunto de medidas para evitar acidentes envolvendo animais domésticos e silvestres. Os principais objetivos da campanha são promover ações educativas para alertar motoristas e pedestres sobre a presença de animais no trânsito; incentivar a criação de programas de educação ambiental; e estimular a participação de escolas, empresas e organizações da sociedade civil nas ações de conscientização (005.00090.2025). 

Implementação da campanha será sem custos adicionais

O projeto estabelece que a Prefeitura de Curitiba deverá desenvolver materiais educativos e campanhas publicitárias sobre o tema. Também autoriza o Executivo a firmar parcerias com instituições para viabilizar as ações de conscientização. Para evitar impactos no orçamento municipal, a proposta prioriza iniciativas de baixo custo, como o uso de materiais reciclados e o envolvimento de voluntários e empresas socialmente responsáveis.

Alta incidência de atropelamentos justifica campanha "Eu Freio para Animais"

A justificativa do projeto menciona dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), que indicam que cerca de 300 mil animais são atropelados anualmente no Paraná. Por isto, a campanha “Eu Freio para Animais” pretende reduzir atropelamentos e estimular o respeito à vida animal nas vias públicas da cidade. Segundo Andressa Bianchessi (União), autora da proposta, a campanha será integrada ao movimento internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito Maio Amarelo, ampliando sua visibilidade e impacto.

"O mês de maio, consagrado à segurança viária, torna-se um marco para intensificar as ações e mobilizar a sociedade em prol da redução dos atropelamentos e da promoção do bem-estar animal", ressalta a parlamentar. "Ao integrar a causa animal a um movimento já consolidado, ampliamos o público-alvo e fortalecemos a importância da coexistência harmoniosa entre humanos e animais no espaço urbano", finaliza Bianchessi. Atualmente, o projeto de lei aguarda para ser analisado pelos colegiados da Câmara de Curitiba. Clique na imagem abaixo para entender como é tramitação completa de um projeto na CMC.

Boiler tramitação projetos