Curitiba ganhará o Dia do Papiloscopista

por Assessoria Comunicação publicado 20/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h33

Curitiba poderá ter em breve o Dia do Papiloscopista. Projeto de lei aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (20), por unanimidade, na Câmara Municipal, altera a nomenclatura da data, instituída em 5 de fevereiro como Dia do Datiloscopista. Conforme o autor da proposta, vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), a alteração da nomenclatura da profissão de datiloscopista para papiloscopista foi determinada pela lei Nº 10.468, de 2002, por isso a mudança na data que homenageia a categoria.
Na tribuna, Stephanes Júnior destacou que “a sociedade não pode prescindir destes profissionais, até como forma de organização”. Os papiloscopistas são os responsáveis pela identificação humana e vêm, desde 1902, quando foi regulamentada a lei que reconhece a atividade, desempenhando relevante trabalho. A papiloscopia é uma ciência que tem a tecnologia como matéria-prima.
Na opinião do vereador, estamos vivendo numa época de grandes transformações científicas, políticas e econômicas, que nos colocam frente aos desafios neste novo século. “A aplicação diária da papiloscopia e o conhecimento dos profissionais do setor nos faz crer que encaminharão a sociedade para uma organização cada vez maior, voltada para o indivíduo, integrando-o no seu conjunto, desde o nascimento”. No quarto mês, o feto já possui impressões digitais, que levará até o final da vida. A sociedade não pode prescindir destes profissionais, até como forma de organização. Sem a devida identificação e a individualidade como prova autêntica das impressões digitais, a sociedade correria o risco de se desestruturar como um todo”.
“A iniciativa é o nosso reconhecimento de tão valoroso trabalho prestado à sociedade”, conclui Stephanes Júnior.