CPI do Transporte debaterá medida cautelar com MP

por Assessoria Comunicação publicado 14/10/2013 15h50, última modificação 20/09/2021 10h38
A CPI do Transporte Coletivo da Câmara de Curitiba debate, na próxima quarta-feira (16), no Ministério Público do Paraná (MPPR), a possibilidade de entrar com medida cautelar contra o ex-presidente da Urbs, Marcos Isfer, e o ex-diretor de Transporte, Fernando Ghignone. A agenda foi confirmada em reunião administrativa desta segunda-feira (14), pelo presidente do colegiado, Jorge Bernardi (PDT).

Segundo o parlamentar, a reunião com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, será às 16h, na sede do órgão, com a presença do presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV). “A CPI está sofrendo um ataque feroz das forças reacionárias e conservadoras, que não querem abrir a caixa-preta do processo licitatório do transporte coletivo”, frisou Bernardi.

Na última sexta-feira (11), o presidente da comissão esteve no MPPR para falar sobre um pedido de custódia preventiva contra os ex-dirigentes da Urbs, em virtude de uma interpelação oficial contra o vereador, em que Isfer e Ghignone pedem detalhes sobre declarações dadas por Jorge Bernardi à imprensa local.

Segundo a assessoria jurídica do presidente do colegiado, a medida cautelar tem o objetivo de proteger sua integridade física e moral, para que haja continuidade dos trabalhos da CPI, já que a interpelação soa como uma ameaça. Caso o MP entenda necessário, pode pedir desde a limitação de liberdade dos ex-dirigentes da Urbs, até a limitação da liberdade, penas alternativas ou uma retratação.

Acareação entre Enterhelp e Dataprom

A acareação entre as empresas Enterhelp e Dataprom foi reagendada para a próxima quinta-feira (17), às 10h30, durante a reunião ordinária da CPI do Transporte Coletivo. Conforme solicitação do vice-relator da CPI, Valdemir Soares (PRB), a acareação deverá ser acompanhada por um representante do Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana).

A acareação foi proposta por Tiago Gevert (PSC) (410.00074.2013), integrante do colegiado, por meio de solicitação da Enterhelp, que realizava a manutenção da bilhetagem eletrônica (controle das passagens) e disse que retomaria a atividade por R$ 240 mil mensais, contra os R$ 506 mil pagos atualmente à prestadora do serviço, a Dataprom.

Na quinta, às 09h, está confirmado o depoimento do ex-presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Renato José de Almeida Rodrigues (410.00024.2013). A partir de 14h, presta esclarecimentos sobre a licitação do transporte coletivo o funcionário da Urbs, Celso Bernardo (410.00083.2013). Ambos os requerimentos de convocação foram protocolados por Chico do Uberaba (PMN).

Dispensa

Os vereadores aprovaram requerimento que solicitará informações sobre a dispensa da servidora municipal Cássia Ricardo de Aragão, no dia 19 de setembro, para acompanhar a reunião da CPI do Transporte. O documento deverá ser encaminhado à Urbs ou a órgão competente.

Na data citada, Cássia Aragão – que foi presidente da Comissão Permanente de Licitações e membro da Comissão Especial de Licitação do Transporte, durante o processo licitatório – publicou, em seu perfil na rede social Facebook: “Eu estou aqui na Câmara Municipal de Curitiba neste momento, vendo um bando desses salafrários! Enojada!”.

No momento da publicação, a CPI ouvia o depoimento o ex-presidente da Urbs, Marcos Isfer. Na última quinta-feira (10), quando prestava esclarecimento à comissão, a servidora foi questionada pelos vereadores Geovane Fernandes (PTB) e Valdemir Soares sobre a postagem e negou que os “salafrários” da frase fossem os membros da CPI ou os colegas dela de Urbs. “Era uma questão pessoal da época, que não cabe comentário. Se em algum momento eu causei algum constrangimento, peço desculpas”, retratou-se, após a reação dos vereadores.

Leia também: