Corregedoria da Câmara anuncia primeiras medidas

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2011 15h55, última modificação 09/08/2021 09h44
O vereador Roberto Hinça (PDT) divulgou nesta semana as primeiras medidas tomadas pela Corregedoria da Câmara Municipal. “Para dar cada vez mais transparência aos atos desta instituição, realizamos um estudo do papel jurídico do corregedor, trocamos experiências com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara Municipal de Porto Alegre e mapeamos a participação dos vereadores em todas as instâncias da administração pública”, informa o parlamentar.
No caso da participação em conselhos de empresas públicas, por exemplo, Roberto Hinça declara que já foram solicitadas cópias de estatutos e regimentos para a administração municipal. “Conversamos com a presidência da Câmara, na pessoa do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e atuaremos como vigilantes da conduta ética dos parlamentares. O objetivo é fazer cumprir o regimento”, adianta o vereador. Ele foi eleito para a Corregedoria em fevereiro deste ano, assim que o novo órgão foi criado pelo conjunto dos vereadores. Na sua ausência, responderá o subcorregedor, vereador Serginho do Posto (PSDB).
“Estamos à disposição da sociedade, para repassar informações e receber os questionamentos. É papel da corregedoria analisar quaisquer denúncias, avaliá-las e apresentar ao Conselho de Ética os casos concretos. Como corregedor, digo que faremos um trabalho de vigília”, explica Roberto Hinça. O parlamentar dirigirá a Corregedoria pelos próximos dois anos, após ter passado outros sete na presidência do Conselho de Ética da Câmara de Curitiba. “É essa experiência que resultou na minha indicação para o atual cargo. No Rio Grande do Sul nós encontramos bons exemplos de atuação na área, visto que o estado é destaque no cenário jurídico nacional, pela modernidade e atualidade das suas posturas”, comenta Hinça.